(64) 9 9989 9911

NO AR

Sertanejo 93 da Tarde

Com Reginaldo Serra

Brasil

Infertilidade pode afetar cerca de oito milhões de pessoas no Brasil

Publicada em 21/09/21 às 13:27h - 15 visualizações

por Kativa FM \\ Agencia Brasil


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\)

O sonho de ser mãe acompanhou a psicóloga Helena Ludwig desde muito pequena. Ela se casou aos 29 anos e começou a tentar engravidar com 33. Depois de seis meses de tentativas frustradas, Helena e o marido resolveram buscar ajuda. Após muitos exames e nenhum diagnóstico que justificasse essa demora, eles partiram para a  fertilização in vitro. Mas o tão sonhado bebê não chegou. Helena conta que aceitar essa situação foi muito difícil. Medo, frustração e culpa foram sentimentos que ela experimentou ao longo de anos. Mas, um acontecimento muito importante mudou a história dela.

"Tudo mudou quando meus sobrinhos nasceram. Ressignifiquei mesmo, completamente, a maternidade. E hoje eu sei que o amor que eu sinto por eles é a prova viva de que a gente não precisa gerar e parir para amar Incondicionalmente uma criança".

E essa dificuldade para realizar o sonho da gravidez não é incomum. De acordo com dados de 2019, da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, a infertilidade conjugal afeta de 10 a 15% dos casais em idade reprodutiva no mundo. No Brasil, oito milhões de pessoas podem ser inférteis. 

As causas desta infertilidade são muitas e podem ser femininas, masculinas ou de ambos. Pouca qualidade do sêmen, obstruções nas trompas e baixa reserva ovariana são alguns dos exemplos. A maior parte dessas questões é tratável e, por isso, procurar ajuda é muito importante. A obstetra Ana Paula Aquino, especializada em reprodução humana, explica porque o suporte com os profissionais certos faz toda diferença.  

Mas esse apoio especializado não é feito somente por médicos que auxiliam o casal a engravidar. É preciso contar, também, com a ajuda de um psicólogo que dê suporte no processo de tentativas e até mesmo, nos casos em que não haja sucesso no tratamento, encontre, junto com o casal, o melhor momento de parar e aceitar a situação.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a infertilidade é definida como a incapacidade de engravidar após um ano de relação sexual desprotegida, condição que afeta mais a população de países de baixa e média renda. 

Fonte: Agencia Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2021 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO