Imposto de importação de sete itens de alimentação foi zerado pelo governo brasileiro até o fim do ano.
Carne bovina, frango, bolachas e biscoitos, farinha de trigo, milho em grão e gêneros de padaria e pastelaria estão na lista.
A medida começa a valer nesta quinta-feira.
Inclui, também, outros itens, como ácido sulfúrico, usado na produção de fertilizantes; um fungicida, empregado no setor agrícola; e o vergalhão de aço, que tiveram redução na alíquota.
São produtos que fazem parte de uma lista de 100 exceções que poderão ter a alíquota alterada de maneira unilateral, sem necessidade de discussão no Mercosul.
Ficaram de fora: medicamentos, lâmpadas de LED, cabo condutor de alumínio e queijo muçarela, por exemplo.
No caso do vergalhão de aço, a taxa de importação caiu de quase 11% para 4%.
A construção civil comemorou a medida, já que o aço é um dos itens que mais subiu no custo do setor, com aumento de 22% no custo em um ano e meio.
No caso dos insumos para agropecuária, a tarifa de 3,5% do ácido sulfúrico foi zerada.
Já o fungicida teve redução de 12,6 para 4%.
Fonte: Radio 2.