(64) 9 9989 9911

NO AR

Sertanejo 93

Com Fernando Malta

Brasil

97% de indígenas da área urbana de Manaus vivem com menos de R$600/mês

Publicada em 19/05/22 às 16:09h - 20 visualizações

por Kativa FM \\ Agencia Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\)

Cerca de 97% dos indígenas que vivem na área urbana de Manaus (AM) não recebem mais de R$ 600, por mês. Isso faz com que eles vivam em situação de pobreza e baixo acesso a políticas públicas, sobretudo de saúde.

É o que aponta o projeto MANAÓS, da Fiocruz Amazônia, que quis entender como vivem os indígenas chamados “não aldeiados”, na cidade de Manaus.

Na região do Parque das Tribos, bairro de Tarumã, vivem 2.800 pessoas de 35 etnias. Rodrigo Tobias, pesquisador em Saúde Pública, da Fiocruz Amazônia, argumenta que a situação nos grandes centros impõe muitos desafios.

Essa distância identificada na pesquisa fez com que fossem destinados agentes de atenção básica para a região e, até o fim do ano, uma unidade básica de saúde deve ser construída no Parque das Tribos, em Manaus.

O levantamento ainda mostrou que 68% das famílias indígenas que vivem na área urbana são lideradas por mulheres. Os que vivem lá, migraram há cerca de nove anos em busca de melhores condições de vida e mais acesso às políticas públicas.

O projeto Manaós também teve ações de intervenção, com palestras e materiais informativos. Segundo Rodrigo Tobias, todo o levantamento feito com os indígenas não aldeiados foi documentado e entregue a eles, que estão aptos a reivindicarem os direitos.

Das 2800 pessoas que vivem no Parque das Tribos, em Manaus, a maioria veio de etnias do Alto Solimões: os Kokama e Sateré–Mawé. Depois, os que chegaram do Alto Rio Negro, como os Baré, Tukanos e Baniwas.

A Fiocruz Amazônia levantou informações que podem ajudar “na reflexão dos avanços, fragilidades e desafios” da Política de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, que tende a funcionar mais, segundo o pesquisador, para os que vivem nas aldeias.

Fonte: Agencia Brasil.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

LIGUE E PARTICIPE

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2022 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO