(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Ciência

POR QUE OS MOSQUITOS PICAM APENAS ALGUMAS PESSOAS ENQUANTO IGNORAM OUTRAS?

Uma série de estudos aponta que existem vários fatores que influem na hora em que esses insetos escolhem suas vítimas

Publicada em 16/05/22 às 17:23h - 38 visualizações

por Kativa FM \\ History Brasil


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\ History Brasil)
Uma crença popular diz que os mosquitos picam apenas algumas pessoas enquanto poupam outras. Será que há algum fundo de verdade nisso? Uma série de estudos aponta que existem vários fatores que influem na hora em que esses insetos escolhem suas vítimas humanas.

Odores, cores de roupas e tipo sanguíneo

Uma das pesquisas, de autoria de pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres conseguiu identificar como o odor dos humanos pode estar estreitamente vinculado à preferência dos mosquitos. O estudo sugere que o cheiro de algumas pessoas pode ser um repelente natural contra os mosquitos, enquanto em outras o efeito pode ser inverso e atraí-los. Segundo os pesquisadores, fatores genéticos podem estar por trás do fenômeno.

Mosquitos

Desde a década de 1970, estudos têm demonstrado que o tipo sanguíneo também tem um papel importante na escolha dos mosquitos. Essas observações mostraram que as pessoas com sangue tipo O são as mais picadas pelos insetos. Em 2013, um estudo publicado no Journal of Medical Entomology confirmou que os mosquitos são 83% mais propensos a picar quem tem sangue tipo O do que alguém com tipo B, A ou mesmo AB.

Além desses fatores, outro estudo apontou que as cores de roupas das vítimas podem influenciar na escolha dos mosquitos. A pesquisa, conduzida por cientistas da Universidade de Washington, indica que os insetos são mais atraídos pelos tons de vermelho, laranja, preto e ciano. Enquanto isso, eles costumam ignorar o verde, roxo, azul e branco.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO