(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa Esportes

Com Gean Borges e Erick Maravilha

Ciência

Como ocorre o fenômeno das auroras boreal e austral

Evento noturno colorido pode, inclusive, causar danos momentâneos à comunicação de longa distância em grandes cidades.

Publicada em 01/06/23 às 19:25h - 39 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O aglomerado de estrelas das Plêiades brilha além das auroras. FOTO DE TERRY VIRTS NASA  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Os flashes de luz que aparecem no céu acima dos polos norte e sul da Terra são conhecidos como auroras e colorem a noite com véus brilhantes de vermelho, azul, verde e até violeta, informa a Agência Espacial Europeia (ESA) em um artigo sobre auroras extraterrestres no planeta Urano. As auroras no polo norte são chamadas de boreais, enquanto as do polo sul são chamadas de auroras austrais. 

A luz auroral é produzida a cerca de 100 quilômetros acima do solo, em uma região da camada atmosférica chamada termosfera, que se estende até 600 quilômetros acima, segundo a agência espacial norte-americana Nasa. Essa camada também é habitada por satélites espaciais colocados em órbita por diferentes agências astronômicas. 

Como as auroras são formadas

O efeito meteorológico é causado por fluxos de partículas atômicas eletricamente carregadas (íons e elétrons) do Sol que, uma vez ejetadas da estrela, aproximam-se da órbita da Terra até colidirem com a atmosfera superior a uma altitude de várias centenas de quilômetros, explica a ESA.  

Essas partículas de vento solar interagem com os átomos e moléculas presentes na esfera limite da atmosfera, principalmente oxigênio e hidrogênio, emitindo os fótons característicos cuja cor depende do elemento químico presente em seu ambiente: verde e vermelho para o oxigênio, azul e violeta para o nitrogênio. Além disso, "as auroras da Terra tendem a se refletir mutuamente: quando brilham no polo norte, geralmente também brilham no polo sul", informa a agência europeia. 

As auroras são um risco para a Terra?

Apesar do belo espetáculo das auroras, a energia que emana do Sol pode representar um perigo, afirma o programa meteorológico da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (Noaa) da Nasa. As tempestades solares podem danificar linhas de energia e sistemas de comunicação, satélites ativos em órbita da Terra e até mesmo a Estação Espacial Internacional. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO