(64) 9 9989 9911

NO AR

Mistureba

Com Grace Kelly e Marcos Ueder

Ciência

Por que seu cachorro pode te ajudar a relaxar mais do que seus amigos?

Os psicólogos explicam a razão pela qual os cães, embora não possam falar, podem diminuir sua ansiedade e melhorar seu humor melhor do que um ser humano.

Publicada em 18/03/24 às 10:24h - 11 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Um homem carrega um cachorro dentro de seu casaco em uma temperatura abaixo de zero em uma rua de pedestres em Beryozovo, Rússia. Evidências crescentes mostram que os cães são melhores do que outros seres humanos para ajudá-lo em momentos estressante  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Se você já percebeu que se sente mais relaxado perto de seu amado cachorrinho quando está sob pressão do que com seu parceiro ou um amigo, você está em boa companhia.

Um número crescente de pesquisas descobriu que, quando os donos de cães enfrentam situações estressantes, seus corpos tendem a ser menos reativos fisiologicamente quando seus animais de estimação estão presentes. O apoio incondicional que as pessoas recebem de seus cachorros tem um impacto psicológico e uma base fisiológica.

Nos últimos anos, vários estudos ilustraram as diversas maneiras pelas quais os cães das pessoas podem proporcionar confortoacalmar os nervos em frangalhos, ser bons ouvintes e fornecer outras formas de apoio valioso, provando que, às vezes, as palavras simplesmente não são necessárias.

"Nossos companheiros caninos são muito previsíveis e confiáveis – o amor incondicional que recebemos de nossos cães nos dá uma sensação de segurança", diz Evangeline Wheeler, professora de psicologia da Towson University, em Maryland. "Os cães não julgam nem criticam. Eles apenas sentam e olham para você com olhos amorosos."

Essa forma silenciosa de incentivo canino pode ter um efeito calmante quando você está ansioso ou sob pressão, às vezes mais do que a presença de um amigo ou parceiro humano.Se você já percebeu que se sente mais relaxado perto de seu amado cachorrinho quando está sob pressão do que com seu parceiro ou um amigo, você está em boa companhia.

Um número crescente de pesquisas descobriu que, quando os donos de cães enfrentam situações estressantes, seus corpos tendem a ser menos reativos fisiologicamente quando seus animais de estimação estão presentes. O apoio incondicional que as pessoas recebem de seus cachorros tem um impacto psicológico e uma base fisiológica

Nos últimos anos, vários estudos ilustraram as diversas maneiras pelas quais os cães das pessoas podem proporcionar confortoacalmar os nervos em frangalhos, ser bons ouvintes e fornecer outras formas de apoio valioso, provando que, às vezes, as palavras simplesmente não são necessárias.

"Nossos companheiros caninos são muito previsíveis e confiáveis – o amor incondicional que recebemos de nossos cães nos dá uma sensação de segurança", diz Evangeline Wheeler, professora de psicologia da Towson University, em Maryland. "Os cães não julgam nem criticam. Eles apenas sentam e olham para você com olhos amorosos."

Essa forma silenciosa de incentivo canino pode ter um efeito calmante quando você está ansioso ou sob pressão, às vezes mais do que a presença de um amigo ou parceiro humano.

Suporte canino x humano

Quando as pessoas eram colocadas em situações em que eram solicitadas a fazer aritmética mental ou a passar por um teste de "pressão fria", no qual a mão era submersa em água gelada, aquelas que tinham seu cão presente apresentavam aumentos menores na pressão arterial e na frequência cardíaca do que aquelas que tinham um cônjuge ou amigo presente, de acordo com uma pesquisa da Psychosomatic Medicine.

Mais recentemente, um estudo publicado na edição de 2023 da revista norte-americana Emotion fez com que as pessoas se envolvessem em uma tarefa que induzia ao estresse – somar números que piscavam em uma tela de computador – e depois interagir com seu cachorro de estimação, pintar em um livro de colorir ou esperar em silêncio por 10 minutos. As pessoas que interagiram com seus cães tiveram um aumento maior do bom humor e uma redução maior na ansiedade do que aquelas que esperaram ou tentaram se desestressar colorindo.

"Seu cão está oferecendo apoio social sem julgamentos. Você sabe que ele não está julgando você por estar estressado ou por ser um fracote", diz a coautora do estudo Hannah Raila, psicóloga e professora assistente de psicologia na Universidade da Califórnia Santa Cruz, nos Estados Unidos. "Se o seu cão estiver sentado, abanando o rabo, você pode sentir emoções positivas nele."

Da mesma forma, em um estudo publicado na revista Society & Animals, os pesquisadores submeteram 223 pessoas ao teste de Estresse Social de Trier (TSST), que exige que os participantes façam uma apresentação e, em seguida, realizem um teste de aritmética mental sem ter sido previsto previamente na frente de um painel de pessoas que não fornecem feedback ou incentivo. Quando as pessoas realizaram o teste na presença de um cão de companhia, elas apresentaram níveis de estresse mais baixos, medidos pela pressão arterial e frequência cardíaca, e menos ansiedade.

Em termos de como os cães podem proporcionar a seus humanos um nível de conforto que outras pessoas não conseguem, "há uma honestidade crua que você pode ter com seu cão que nem sempre pode ter com outras pessoas", afirma Lori Kogan, psicóloga de aconselhamento e professora do departamento de ciências clínicas da Universidade Estadual do Colorado. "Nós os aceitamos completamente como eles são – e eles fazem o mesmo por nós e são coerentes com isso."

Os benefícios de conversar com o seu cachorro

É comum as pessoas conversarem com seus cães durante o dia – sobre o que cada um está fazendo ou sobre como o cachorro é fofo, brincalhão ou travesso. É um lembrete gentil do que é significativo. "Quando você conversa com seu cachorro, tem a sensação de que é por isso que você está aqui,  não importa o que aconteça no trabalho ou com suas finanças, seu cão ainda o ama e precisa de você, e isso lhe dá um senso de propósito", explica Larry Young, especialista em neurociência do vínculo social e professor de psiquiatria na Emory University, nos Estados Unidos.

Pesquisas descobriram que conversar com seu cachorro sobre questões emocionalmente preocupantes pode ser particularmente benéfico. Em um estudo publicado em uma edição de 2018 da revista Anthrozoös, os pesquisadores descobriram que as pessoas estão mais dispostas a confiar em seus cães sobre emoções difíceis, como depressão, ciúmeansiedade, apatia e medo, do que com seus parceiros românticos ou amigos.

As razões exatas para isso não são conhecidas, mas uma hipótese é que "os animais de estimação são bons ouvintessem julgamentos, porque não interrompem nem respondem", afirma o coautor do estudo Daniel Mills, especialista em relacionamentos entre humanos e animais e professor de medicina veterinária comportamental na Universidade de Lincoln, no Reino Unido. "Um cão não tentará resolver o problema da mesma forma que algumas pessoas fazem."

Há valor em simplesmente expressar emoções, especialmente as incômodas. Pesquisas descobriram que quando as pessoas expressam suas emoções em palavras, seus sentimentos negativos se tornam menos intensos, tanto subjetiva quanto neurologicamente, acalmando a resposta da amígdala, que é responsável pelo processamento do medo, da ansiedade e de outras emoções intensas.

O relacionamento com seu cachorro é um espaço seguro, pois ele não o julgará nem discordará de você. "Os seres humanos têm a necessidade de falar e articular como estão se sentindo é muito importante para resolver seus sentimentos", diz Mills. "Ao verbalizá-los, você pode começar a dar sentido a eles, em vez de deixá-los flutuando em sua cabeça. Expressar [esses sentimentos] ajuda a superar o passado e ir para o futuro. Há uma liberação que vem com isso."

Outra vantagem oculta: seu cão não vai entrar em uma conversa sobre o que o está incomodando, o que poderia levá-lo a ruminar sobre o assunto. É mais provável que ele o distraia. "Os cães usam estratégias de manipulação emocional", comenta Mills. "O desejo deles de brincar é incompatível com o fato de você estar subjugado ou com raiva."

Quando vocês estão interagindo, ambos podem receber uma onda de oxitocina (geralmente chamada de "hormônio do amor" ou "hormônio do carinho"), que diminui a resposta ao estresse no curto prazo, diz Young.

Um estudo publicado em uma edição de 2022 do International Journal of Environmental Research and Public Health, que descobriu que, quando as pessoas interagem com seus cachorros durante o trabalho remoto, isso reabastece os recursos de autorregulação dos seres humanos – ao fazer pequenas pausas para acariciar o cachorro, as pessoas conseguem relaxar e rejuvenescer - de uma forma que a interação com membros da família não peludos não faz.

"Os cães são fantásticos em nos ler – eles conseguem perceber quando estamos chateados – e são indiscutivelmente melhores em nos ler do que algumas pessoas", diz Kogan. E "como intuímos que nossos cães nos leem tão bem, nós nos regulamos para não perturbar nossos cães, o que também é útil para nós". É um ciclo de feedback positivo.
 

NOTA DO EDITOR:  Stacey Colino é coautora do livro "The Purest Bond: Understanding the Human-Canine Connection"(O vínculo mais puro: entendendo a conexão humano-canina, em tradução livre). Ela não esteve envolvida na pesquisa discutida neste artigo.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO