(64) 9 9989 9911

NO AR

Pediu Tocou do Domingo

Com André Mascarenhas

Ciência

Cientistas identificam o primeiro \"lar\" do Homo Sapiens fora da África

Pesquisadores sugerem em estudo região onde ocorreram as fases iniciais do homem moderno para fora do continente africano, antes dele se expandir para a Eurásia

Publicada em 28/03/24 às 16:48h - 29 visualizações

por Kativa FM \\ Galileu


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Escavações na Caverna Pebdeh, que foi ocupada por caçadores-coletores há 42 mil anos — Foto: Reprodução/Mohammad Javad Shoaee  (Foto: Kativa FM \\ Galileu)
Homo sapiens surgiu no continente africano há mais de 300 mil anos. Os detalhes sobre sua dispersão pelo resto do mundo, contudo, ainda permanecem nebulosos para a comunidade científica: acredita-se que o homem moderno só migrou para fora da África entre 60 e 70 mil anos atrás.

Um novo estudo publicado na revista Nature Communications nesta segunda-feira (27), contudo, revela importantes informações sobre as primeiras ocupações do H. sapiens durante sua migração. Segundo os pesquisadores, evidências genéticas, paleoecológicas e arqueológicas apontam o planalto persa como uma localização geográfica crucial na fase inicial de dispersão da espécie.

“O nosso estudo multidisciplinar fornece uma visão mais coerente do passado antigo, oferecendo deslumbres sobre o período crítico entre a expansão para fora de África e a diferenciação das populações da Eurásia”, conta Michael Petraglia, pesquisador da Universidade Griffith, na Austrália, e um dos autores do artigo, em comunicado.

Ilustração que recria o planalto iraniano na época das primeira ocupações humanas — Foto: Reprodução/Mohammad Javad ShoaeeIlustração que recria o planalto iraniano na época das primeira ocupações humanas — Foto: Reprodução/Mohammad Javad Shoaee

Segundo Petraglia, o planalto persa surge "como uma região chave, sublinhando a necessidade de futuras explorações arqueológicas". Conhecido também como planalto iraniano, o local no Oriente Médio cobre partes do Irã, Afeganistão e Paquistão.

De acordo com a agência de notícias Reuters, a ocupação do planalto foi feita por grupos de caçadores-coletores, que depois colonizaram toda a Ásia e a Europa, começando há cerca de 45 mil anos.

A alimentação desses H.sapiens consistia em plantas comestíveis e carne de animais de pequeno a grande porte, conforme Petraglia conta à Reuters. Além disso, existem indícios de que essas comunidades se abrigavam em terras baixas durante os meses mais frios e nas regiões montanhosas durante o calor.


“A descoberta elucida uma porção de 20 mil anos da história do Homo sapiens fora da África, um período durante o qual interagimos com populações de neandertais”, diz em comunicado Leonardo Vallini, da Universidade de Pádua, na Itália, e um dos autores da pesquisa. “Além disso, ela lança luz sobre as relações entre várias populações da Eurásia, fornecendo pistas cruciais para a compreensão da história demográfica da nossa espécie na Europa, Leste Asiático e Oceania.”




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO