(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa Esportes

Com Gean Borges e Erick Maravilha

Ciência

Peixe-remo ou “peixe do fim do mundo”? Veja as 5 curiosidades sobre o animal ligado ao mito do apocalipse

O peixe que flutua e pode chegar até a 11 metros de comprimento ficou conhecido principalmente após o terremoto de 2011 no Japão por estar associado a desastres naturais.

Publicada em 11/06/24 às 08:49h - 9 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O modelo de um peixe-remo, que na natureza vive apenas nas zonas abissais dos oceanos. Quando ele é visto na superfície, geralmente está doente ou prestes a morrer. FOTO DE UDO SCHRÖTER SMITHSONIAN MAGAZINE (CC BY-SA 4.0)  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Aparições do Regalecus glesne, popularmente conhecido como “peixe-remo”, “peixe do fim do mundo” e “peixe do juízo final”, em praias do México (ocorreu no Mar de Cortez, perto de Cabo San Lucas) e do Vietnã (próximo da cidade de Hue), em 2024, atraíram a atenção para este animal marinho gigante de características bastante particulares. 

começar pela lenda que o envolve: ela diz que avistar o peixe-remo pode significar que algum desastre natural vai acontecer, pois o animal vive nas profundezas dos oceanos e em quase todos os mares do planeta – exceto nos polos. É o que explica a Ocean Conservancy, instituição de defesa ambiental sem fins lucrativos com sede em Washington, Estados Unidos. 

No entanto, não existem evidências científicas de que esses animais estejam conectados, de qualquer forma, à ocorrência de terremotos ou tsunamis

Entre os nomes pelos quais o Regalecus glesne é conhecido estão peixe-remo, Entre os nomes pelos quais o Regalecus glesne é conhecido estão peixe-remo, "peixe do fim do mundo" e "peixe do juízo final".

FOTO DE RVALETTE WIKIMEDIA (CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION-SHARE ALIKE 3.0 UNPORTED)

Os 5 fatos curiosos sobre o peixe-remo

Também conhecidos por seu tamanho bem pouco usual – o “peixe do fim do mundo” alcança até 11 metros de comprimento 200 kg – e tem um corpo alongado e prateado. A Ocean Conservancy lista mais algumas curiosidades que se conhece sobre ele:

1. A origem do nome "peixe do fim do mundo” ou “peixe do juízo final": esses animais são chamados assim por sua associação a desastres naturais, especialmente a terremotos. Certas lendas que mencionam o Regalecus glesne estariam ligadas ao fato de serem mais vistos, antes de eventos sísmicos significativos, diz a Ocean Conservancy.

2. O peixe-remo foi visto antes de um enorme terremoto no Japão: entre as aparições que reforçam o mito desse peixe ligado a acontecimentos catastróficos está o fato de ele ter sido registrado em 2011, antes do grande terremoto que também gerou um tsunami. O Sismo e Tsunami de Tohoku, como foi chamado, é o que atingiu o reator nuclear da cidade de Fukushima, conta a entidade norte-americana. 

3. O peixe-remo flutua verticalmente: um dos fatos mais curiosos ligados ao Regalecus glesne é ele nadar verticalmente. Como ele é prateado, esse ato de flutuar também funciona como camuflagem, já que ele usa os reflexos da luz na água para não ser visto. Seu tamanho e formato do corpo também explicam porque seu nome está associado a um remo.

4. O habitat dos peixes-remo fica nas profundezas: eles vivem nas áreas abissais dos oceanos – a chamada zona mesopelágica (águas abaixo de 1 mil metros) – sendo raramente vistos na superfície. Isso reforça o porquê de serem chamados de “peixe do fim do mundo”, já que só surgem quando estão doentesdesorientados ou morrendo, detalha a Ocean Conservancy. As mudanças nas correntes marinhas e a temperatura das águas também podem influenciar nessas aparições.

5. O papel do peixe-remo no meio-ambiente ainda é desconhecido: como ecossistema típico deste peixe é bastante difícil de ser acessado, mesmo para pesquisas, o animal ainda é pouco estudado pelos especialistas. Isso ajuda a manter os mitos em torno do peixe-remo reaparecendo de tempos em tempos. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO