(64) 9 9989 9911

NO AR

Pediu Tocou da Manhã

Com Teo Moraes

Ciência

Como a neve se forma?

Do topo de montanhas às ruas das cidades, a neve transforma a paisagem e afeta a vida de diversas maneiras. Saiba mais sobre esse fenômeno natural.

Publicada em 11/06/24 às 08:53h - 9 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Um pinheiro coberto de neve em Abondance, na França. Os flocos de neve podem ser encontrados em quase todo o mundo. FOTO DE CIRIL JAZBEC  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Poloszonas temperadas ao norte e ao sul do planeta, cumes de montanhas, planícies a perder de vista: a neve cobre inúmeras paisagens do globo e está intimamente ligada com o equilíbrio climático. Ela é a forma sólida da água, que se cristaliza na atmosfera e, quando cai na superfície, ela cobre permanente ou temporariamente cerca de 23% do planeta, de acordo com a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e cultura do Reino Unido).

Já nas regiões próximas à Linha do Equador, a neve ocorre somente em áreas montanhosas, em altitudes de cerca de 4.900 metros ou mais.

Os animais deixam pegadas profundas na neve na região do Alasca, nos Estados Unidos. Os animais deixam pegadas profundas na neve na região do Alasca, nos Estados Unidos. 

FOTO DE KATIE ORLINKSY

Mas afinal, o que é a neve? 

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) explica que a neve é a "precipitação de cristais de gelo separados ou aglomerados que caem de uma nuvem".

Os flocos de neve são formados por cristais de gelo que geralmente adotam um padrão hexagonal e muitas vezes “intrincados”, acrescenta a BritannicaO tamanho e a forma desses cristais dependem principalmente da temperatura e da quantidade de vapor de água disponível durante sua formação. 

Se o ar estiver úmido, os cristais crescem rapidamente, desenvolvem ramificações e se aglomeram para formar flocos de neve. Em condições mais frias e secas, as partículas permanecem pequenas e compactas.

"Quando as temperaturas estão acima dos -5 °C, os cristais tendem a se agrupar e formar flocos de neve", acrescenta a OMM.

Como explica a agência meteorológica, diferentes tipos de cristais de neve geralmente são gerados em uma nevasca, e quase todos os tipos de cristais podem ser observados em uma única queda de neve vinda de nuvens carregadas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO