(64) 9 9989 9911

NO AR

Pediu Tocou da Manhã

Com Teo Moraes

Ciência

Por que o tubarão-da-Groenlândia é um dos animais mais velhos do mundo? Veja o que diz a ciência

A longevidade do tubarão-da-Groenlândia impressiona. A espécie vive em águas profundas no Atlântico Norte e pode passar dos 300 anos de vida.

Publicada em 04/09/24 às 09:10h - 18 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A imagem em close de um tubarão-da-Groenlândia tirada na borda de um bloco de gelo no estreito de Admiralty Inlet, no território de Nunavut, no Canadá. Foto de Hemming1952/iNaturalist (CC BY-SA 4.0)  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Ao nadar pelas águas geladas do Oceano Atlântico Norte e do Ártico, o tubarão-da-Groenlândia, também conhecido popularmente como tubarão-boreal ou cação-do-norte, não se preocupa com o tempo, pois é um animal de vida incrivelmente longa. seu tempo de existência é suficiente para ver passar diversas gerações de seres humanos.

Somniosus microcephalus, como o tubarão-da-Groenlândia é conhecido cientificamente, pode viver centenas de anos. Para saber mais sobre este singular animal, National Geographic listou fatos sobre sua longevidade.

Os tubarões-da-Groenlândia podem viver quantos anos?

Cientistas descobriram que os tubarões-da-Groenlândia estão entre os animais mais longevos e mais velhos do mundo usando um método de medição de datação por carbono para estimar a idade desses animais. A datação de carbono usa um instrumento chamado  radioisótopo para encontrar a ocorrência natural de moléculas de carbono-14 nos materiais – que podem ser árvores, ossos ou dentes, por exemplo – e desta forma determinar a idade do espécime, explica a Encyclopedia Britannica (plataforma de conhecimentos gerais baseada no Reino Unido).

Segundo o Serviço Oceanográfico Nacional (da sigla NOAA), que é a agência costeira e oceânica dos Estados Unidos, um estudo analisou vários espécimes e determinou que o maior tubarão encontrado nessa pesquisa – uma fêmea de 5 metros de comprimento – tinha entre 272 e 512 anos de idade

“Mesmo na extremidade inferior da faixa etária desse animal, uma vida útil de 272 anos torna o tubarão-da-Groenlândia o animal vertebrado de vida mais longa”, reconhece a entidade do governo dos Estados Unidos.

Com uma vida útil em média de 400 anos, esse ser marinho vive o dobro da idade do animal terrestre mais longevo, que é a tartaruga gigante, acrescenta um artigo da National Geographic norte-americana.

Na foto, uma pessoa caminha pela Ilha Beechy, em Lancaster Sound, no território de Nunavut, no ...Na foto, uma pessoa caminha pela Ilha Beechy, em Lancaster Sound, no território de Nunavut, no Canadá. Segundo explica a Enciclopédia Britannica, Nunavut é vasto território norte que se estende pela maior parte do Ártico canadense. Abrange as terras tradicionais dos inuítes, os povos indígenas do Ártico canadense (conhecidos como esquimós nos Estados Unidos). É nessa região erma e bastante fria que o tubarão-da-Groenlândia costuma navegar em águas profundas. 

Foto de Renan Ozturk

Por que o tubarão-da-Groenlândia é um animal que vive tantos anos?

O Serviço Oceanográfico Nacional dos Estados Unidos está investigando argumentos científicos que poderiam explicar a longevidade do tubarão-da-Groenlândia (o Somniosus microcephalus). De acordo com a agência, essa espécie de tubarão tem um metabolismo muito lento e uma boa adaptação às águas profundas e frias em que vive, o que poderia explicar sua idade avançada.

Além de seu envelhecimento ocorrer vagarosamente, seu metabolismo lerdo também se demonstra em seu crescimento – que acontece de forma mais lenta – e em seus movimentos parcimoniosos, já que ele se move a uma velocidade máxima inferior a 2,9 Km/h.

Quantos anos tem o tubarão-da-Groenlândia mais longevo?

vertebrado mais antigo do mundo conhecido atualmente é um tubarão-da-Groenlândia que se estima ter nascido em 1505, o que indica que, se as estimativas estiverem corretas, ele teria 519 anos de idade.  

Isso está de acordo com um artigo da National Geographic da Espanha que relata o reencontro com essa criatura, ocorrido em janeiro de 2024 na costa de Belize, no Caribe.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO