(64) 9 9989 9911

NO AR

Sertanejo 93

Com Marcos Ueder

História

O que é a Páscoa e qual é o seu significado para o calendário litúrgico católico?

A Páscoa é uma das datas mais importantes do cristianismo devido ao seu significado no calendário litúrgico. Entenda o motivo.

Publicada em 28/03/24 às 16:49h - 26 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Retrato de um Sábado Santo, véspera da Páscoa, na cidade de Jerusalém, em Israel. Fiéis cristãos celebram o Milagre do Fogo Sagrado na Igreja do Santo Sepulcro. FOTO DE ALESSIO ROMENZI  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

No Catolicismo, Semana Santa é o período de dias entre o chamado Domingo de Ramos – quando são contemplados os últimos momentos da vida terrena de Jesus – e a Páscoa, data que marca a ressurreição de Cristo na religião, como explica o site Vatican News, o portal de informações da Santa Sé, nome dado à cúpula de bispos da Igreja Católica.

Esta semana possui diversos dias considerados simbolicamente relevantes para quem segue o cristianismo. Todas estas datas estão em torno da ascensão e morte de Jesus Cristo, o profeta judeu que viveu na Palestina no século 1 d.C., e de acordo com a crença cristão teria vindo à Terra para salvar a humanidade de seus pecados.  

Destacam-se, portanto, a Quinta-feira santa, quando os livros bíblicos cristãos relatam que Jesus fez a última ceia com seus 12 apóstolos; a Sexta-feira santa, também conhecida como o dia da “paixão e morte de Cristo na cruz; e o sábado Santo, quando a igreja relembra o luto pela morte de Jesus e dá lugar à celebração da Vigília Pascal, explica o site da Santa Sé.

Há ainda um outro importante dia de celebração, que é o mais esperado da Semana Santa: trata-se do Domingo de Páscoa, também chamado de Domingo da Ressurreição. Mas afinal, qual é o seu significado? 

O que é o Domingo de Páscoa?

domingo de Páscoa é o dia em que, de acordo com a religião católica, Jesus Cristo ressuscitou dos mortos três dias após sua crucificação ordenada por Pôncio Pilatos, um magistrado da Judeia no antigo Império Romano, diz a World History Encyclopedia (plataforma que fornece dados históricos com o objetivo de melhorar o conhecimento).

O site do Vaticano explica que, após o sepultamento de Jesus, Maria Madalena e outros fiéis foram visitar seu túmulo e descobriram que o corpo de Cristo não estava mais no lugar onde havia sido colocado.

Ainda segundo a crença cristã, um anjo teria aparecido para seus fiéis e dito que Cristo havia ressuscitado, informa o site da Santa Sé.

A data que comemora a ressurreição de Jesus Cristo é o evento mais importante para os cristãos no que se refere à celebração da vida de Jesus, de acordo com a como reforça a enciclopédia focada em história, A data marca o fim de uma semana de eventos que levaram à morte do profeta, que é a Semana Santa.

Quando é celebrada a Semana Santa?

Conforme acordado no Concílio de Nicéia (primeira reunião promovida pela igreja para tratar da fé cristã) em 325 d.C., a Páscoa deve ser celebrada sempre no primeiro domingo após a primeira Lua cheia depois do equinócio de outono no Hemisfério Sul (em 21 de março), explica a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento do Reino Unido).

Por esse motivo, a Páscoa pode ocorrer em qualquer domingo entre aproximadamente 22 de março e 25 de abril.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO