(64) 9 9989 9911

NO AR

Sertanejo 93 da Tarde

Com Reginaldo Serra

História

O primeiro astronauta a viajar para o Espaço: a história de Yuri Gagarin em 4 fatos marcantes

Em 12 de abril de 1961, uma nova era espacial começou a ser desenhada com a chegada do cosmonauta russo ao Espaço.

Publicada em 12/04/24 às 08:51h - 26 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Em 12 de abril de 1961, a era dos voos espaciais tripulados começou quando o cosmonauta Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a orbitar a Terra em sua espaçonave, a Vostock I. O voo durou 108 minutos. FOTO DE NASA  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Há nomes que ressoam na corrida espacial desde seus primórdios. Entre eles está o de Yuri Gagarin, a primeira pessoa a orbitar a Terra. Em 12 de abril de 1961, o sucesso da missão soviética Vostok fez dele um herói aos olhos da humanidade e estabeleceu um precedente na exploração espacial.

Com uma paixão precoce pela aviação, Gagarin traçou seu destino rumo a uma missão histórica. Sua seleção para o programa espacial soviético tornou-se um momento crucial que mudou para sempre a percepção da humanidade sobre seu lugar no universo.

Mas porque justamente ele foi escolhido para essa viagem? National Geographic traça a vida e o legado de Yuri Gagarin, um pioneiro cujo nome continua a inspirar aqueles que desejam viajar para o Espaço.

1. As origens de um pioneiro: a infância de Yuri Gagarin e seus primeiros passos na aviação

Yuri Gagarin nasceu em uma fazenda coletiva, numa região a oeste de Moscou, na Rússia, que era parte da antiga União Soviética. Lá ele cresceu na companhia de sua irmã mais velha enquanto seus pais, Alexei Ivanovich Gagarin e Anna Timofeyevna Gagarina, trabalhavam para sustentar a família, como conta a Agência Espacial Europeia (ESA).

Ao crescer, Gagarin logo descobriu sua paixão pela aviação. Depois de se formar em uma escola técnica na cidade russa de Saratov, aprendeu a pilotar pequenos aviões. Sua dedicação o levou a entrar na Escola de Pilotos Militares em Orenburg, onde se tornou oficialmente um piloto. Lá ele conheceu Valentina Goryacheva, com quem se casou em 1957, afirma a ESA.

Depois de se formar, o russo foi designado para a base aérea de Luostari, em Murmansk, no noroeste do país. Tornou-se tenente em novembro de 1957 e foi promovido a tenente major dois anos depois.

Na foto, uma réplica do veículo de lançamento usado para colocar em órbita a espaçonave Vostock, ...Na foto, uma réplica do veículo de lançamento usado para colocar em órbita a espaçonave Vostock, de Yuri Gagarin.

FOTO DE BRUCE DALE

2. Por que Yuri Gagarin foi escolhido para ir ao espaço? Ele era “o candidato perfeito”

Um dos motivos pelos quais Gagarin foi selecionado para essa missão foi seu tamanho, de acordo com um artigo no site Space, uma fonte de notícias sobre exploração espacial, inovação e astronomia.

De acordo com o Space, para caber na pequena cápsula Vostok, os cosmonautas não podiam ter mais de 1,75 metro de altura, que era exatamente o tamanho de Gagarin. De fato, em uma entrevista de 1961, o astronauta descreveu a cápsula como espaçosa, comparada às cabines de aeronaves da época.

A ESA descreve que o russo passou por um rigoroso processo de seleção para o programa Vostok, juntamente com outros 19 pilotos. Gagarin era conhecido por sua resistência física e psicológica, bem como por seu intelecto aguçado e suas habilidades matemáticas, disse um médico da força aérea citado pela ESA na época. Além disso, sua modéstia e abordagem meticulosa o tornaram um favorito entre seus colegas.

3. A missão histórica: como foi o voo de Yuri Gagarin

Em 12 de abril de 1961Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a orbitar a Terra a bordo da espaçonave Vostok 1.

De acordo com um artigo no site da Nasa (a agência espacial norte-americana), durante 108 minutos a nave espacial que levava Gagarin dentro circulou a Terra a uma velocidade de 27 mil e 400 quilômetros por hora e atingiu uma altitude máxima de 327 quilômetros.

Uma vez em órbita, detalha a Nasa, Yuri Gagarin não tinha controle sobre sua nave espacialA reentrada da Vostok na Terra era controlada por um programa de computador que enviava comandos de rádio para a cápsula espacial.

Embora os controles estivessem trancados, uma chave havia sido colocada em um envelope selado, caso ocorresse uma emergência e fosse necessário que o piloto russo assumisse o controle. No entanto, tudo ocorreu como planejado. O cosmonauta foi ejetado após a reentrada na atmosfera da Terra e aterrissou no solo usando um paraquedas.

O cosmonauta Yuri Gagarin cumprimenta os astronautas da Gemini 4 – Edward H. White II e ...O cosmonauta Yuri Gagarin cumprimenta os astronautas da Gemini 4 – Edward H. White II e James A. McDivitt–, todos da Nasa, em um evento realizado em Paris. 

FOTO DE NASA

4. Vida após o espaço: o legado de Yuri Gagarin

Gagarin nunca mais viajou para o Espaço, mas foi ativo no treinamento de outros cosmonautas, observa a Encyclopaedia Britannica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido).

Por que ele não participou de outra exploração? Um artigo da Space explica que, em 23 de abril de 1967, a missão Soyuz 1 foi lançada com o cosmonauta Vladimir Komarov como único membro da tripulação e Gagarin como reserva. Durante o pouso da espaçonave, o paraquedas não foi acionado e Komarov morreu.

Embora Gagarin não tenha sido responsável pelo acidente, a União Soviética o proibiu de fazer voos espaciais após o evento, temendo que seu herói nacional morresse, relata a Space.

No entanto, seu destino mudou tragicamente quando, em 27 de março de 1968, durante uma missão de treinamento de rotina na Base Área de Chkalovsky, o avião em que ele estava caiu, tirando a vida do cosmonauta e de seu instrutor, lembra um artigo da Nasa. Gagarin tinha apenas 34 anos de idade.

De acordo com a Britannica, Yuri Gagarin foi homenageado com a Ordem de Lênin, a mais alta condecoração civil da URSS, e com o título de Herói da União Soviética. Ele também foi reconhecido com vários monumentos e alguns nomes de ruas foram alterados em toda a área.

Além disso, acrescenta a agência norte-americana, algumas instalações espaciais receberam seu nome, como o Centro de Treinamento de Cosmonautas Gagarin, nos arredores de Moscou, e a plataforma de lançamento Gagarin Start, de onde ele iniciou sua jornada histórica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO