(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\"

kativa.fm.br

Mundo

As fantásticas fotos vencedoras de competição de imagens do fundo do mar

Publicada em 08/06/23 às 17:11h - 39 visualizações

por Kativa FM \\ BBC


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Uma verdadeiro desabrochar de medusas-da-lua do Alasca, com uma água-viva roxa macho perseguindo uma água-viva fêmea pronta para acasalar, após mudar sua cor de roxo para rosa  (Foto: Kativa FM \\ BBC)

É chegada a época do ano em que o mundo reserva um momento para celebrar seus oceanos e refletir sobre a melhor forma de protegê-los.

Para marcar o Dia Mundial dos Oceanos, comemorado em 8 de junho, a Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou os vencedores do seu concurso anual de fotografia, que completa dez anos, organizado em parceria com a Oceanic Global.

As imagens a seguir foram as primeiras colocadas em cada uma das seis categorias do prêmio.

Elas foram selecionadas entre milhares de fotos globais enviadas por fotógrafos amadores e profissionais sobre o tema deste ano: "Planeta Oceano: as marés estão mudando".

Uma baleia-jubarte morrendo no Oceano PacíficoEsta foto de uma baleia-jubarte no Oceano Pacífico, na Baixa Califórnia, no México, ganhou o primeiro prêmio na categoria No time to Waste ('Sem Tempo a Perder')

O fotógrafo espanhol Alvaro Herrero foi o vencedor da categoria No Time to Waste ("Sem Tempo a Perder").

Uma baleia-jubarte com uma boia presa na cauda, ​​já em decomposição, morre lenta e agonizantemente. Um claro reflexo da morte lenta e dolorosa que estamos proporcionando aos nossos oceanos, ao nosso planeta.

Uma tartaruga-de-pente dando uma conferida em um berçário de corais, no Golfo de Aqaba (ou Eilate), no norte do Mar VermelhoUma tartaruga-de-pente dando uma conferida em um berçário de corais, no Golfo de Aqaba (ou Eilate), no norte do Mar Vermelho

Esta foto de uma tartaruga-de-pente conferindo um berçário de corais perto do Mar Vermelho, de autoria de Tom Shlesinger, é a vencedora da categoria Putting the Ocean First ("Colocando o Oceano em Primeiro Lugar").

Esta espécie está entre as menores de todas as tartarugas marinhas — e sua dieta é diversificada, variando de esponjas e corais moles a águas-vivas, crustáceos e muito mais.

Nesta foto, a tartaruga-de-pente está analisando um berçário de corais conhecido como "iglu".Onda quebrando na costa de Cabo San Lucas, no MéxicoA imagem vencedora na categoria Wonderful Wold of Tides ('Maravilhoso Mundo das Marés')

Esta foto, tirada pelo fotógrafo Chris Gug, é a vencedora da categoria The Wonderful World of Tides ("O Maravilhoso Mundo das Marés") — ela mostra a costa de Cabo San Lucas, no México.

"Enquanto explorava o oceano em busca de um cardume de raias mobula na costa de Cabo San Lucas, no México, com meu drone, dia após dia, me deparei com a rebentação mais lindamente poderosa, na qual ondas enormes quebram diretamente na areia", diz Chris Gug.Mãe e filho catando ouriços-do-mar em um campo de ervas marinhasMãe e filho catam ouriços-do-mar em um campo de ervas marinhas

De autoria de Shane Gross, esta foto de uma mãe catando ouriços-do-mar com o filho para sua família em Bali, na Indonésia, é a vencedora da categoria Ocean is Life ("Oceano é Vida").

Os campos de ervas marinhas são um habitat costeiro muitas vezes negligenciado, importante para a segurança alimentar, biodiversidade, proteção contra tempestades e atividade pesqueira.Um leão-marinho prestes a avançar sobre um enormes cardume de peixes prateadosA foto deste leão-marinho foi a vencedora na categoria Big and Small Underwater Faces ('Grandes e Pequenas Faces Subaquáticas')

Esta imagem do Mar de Cortez, no México — que mostra um leão-marinho fotografado por Glenn Ostle, diante de um cardume de peixes — é a vencedora da categoria Big and Small Underwater Faces ("Grandes e Pequenas Faces Subaquáticas").

O estreito Mar de Cortez é um dos corpos de água com maior diversidade biológica do planeta. Lar de mais de 900 espécies de peixes, milhares de espécies de invertebrados e uma grande variedade de vida marinha.Na Noruega, uma orca fêmea divide um cardume de arenques enquanto mergulha para pegar um delesNa Noruega, uma orca fêmea divide um cardume de arenques enquanto mergulha para pegar um deles

O fotógrafo Andy Schmid é o vencedor na categoria Underwater Seascapes ("Paisagens Marítimas Subaquáticas").

"Testemunhar orcas se alimentando de arenque usando a chamada técnica de alimentação em carrossel é muito emocionante, mas não é fácil de capturar devido a vários fatores: luz e visibilidade limitadas, ação rápida, superfície fria e temperatura da água", explica Schmid.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO