(64) 9 9989 9911

NO AR

Comando da Madrugada

Com Leandro Rueda

Saúde

Gripe aviária: pelo menos 12 animais de 4 estados estão sob investigação

Doença já levou milhares de aves à morte no Rio Grande do Sul

Publicada em 20/05/25 às 10:02h - 21 visualizações

por Kativa FM \\ CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

 (Foto: Kativa FM \\ CNN Brasil.)
O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), localizado em Campinas, investiga o vírus da gripe aviária em amostras coletadas de pelo menos 12 animais. A busca geralmente é feita depois do abate do animal sob suspeita.

A investigação é uma consequência de um endurecimento nas blitze sanitárias em meio à confirmação de casos de gripe aviária no Rio Grande do Sul. A doença e os abates já mataram milhares de aves como frangos, patos e cisnes no estado.

Ao todo, são investigadas uma galinha comum e um capote (galinha d’angola) no Ceará, sete frangos do Tocantins, galinhas de Santa Catarina e uma galinha no Rio Grande do Sul, onde foram registrados os primeiros casos.

Ceará

Em Salitre, cidade cearense de 16 mil habitantes, uma galinha e um capote foram testados para o vírus da gripe aviária. A criação de aves ficava no fundo do quintal de uma propriedade rural. Foram encontradas uma galinha comum e uma galinha d’angola (Numida meleagris) doentes.

Tocantins

Na cidade de Aguiarnópolis, no Tocantins, sete frangos doentes foram testados para a gripe aviária. O governo local confirmou que eles foram sacrificados e a partir do material genético está sendo examinada a gripe aviária.

Autoridades locais desconfiam se tratar de uma infecção por H1N1, a Influenza responsável por causar gripe em humanos. Durante uma inspeção de rotina, o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adapec detectou, em meio a um lote de 40 mil aves, sete frangos com sintomas compatíveis com a Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves.

O governo informou que “o laudo preliminar, divulgado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no domingo, 18, descartou a presença dos vírus da gripe aviária (H5N1 e H7N9) de alta patogenicidade. O material analisado detectou apenas a presença de influenza A de baixa patogenicidade, o que exclui o Tocantins de qualquer suspeita relacionada à gripe aviária”.

Santa Catarina

Na cidade de Ipumirim, que tem pouco menos de 8 mil habitantes, galinhas foram testadas depois de morrerem com quadro que poderia ser o de gripe aviária. O estado não precisou quantas aves morreram e informou que “o envio das amostras ao laboratório referenciado pelo Ministério da Agricultura segue o padrão adotado pelo Estado, que investiga toda notificação com perda superior a 10% do plantel, independentemente da doença”.

Rio Grande do Sul

Depois de localizar focos de gripe aviária em frangos em uma granja de Montenegro e cisnes e patos em um zoológico de Sapucaia do Sul e descartar a presença do vírus em um pato na cidade de Triunfo, o estado investiga um novo caso.

Trata-se de uma galinha encontrada morta em Estância Velha. O estado destaca que o envio da amostra faz parte da rotina normal do estado e que, desde 2022, o material genético de 147 aves foi encaminhado para o laboratório.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2025 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO