(64) 9 9989 9911

NO AR

Kativa Esportes

Com Gean Borges e Erick Maravilha

Ciência

Pesquisador alerta sobre possível colapso da internet após tempestade solar

Segundo as pesquisas, uma atividade solar de devido porte pode afetar todo o planeta

Publicada em 16/11/23 às 10:04h - 52 visualizações

por Kativa FM \\ CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Pesquisador alerta sobre possível colapso da internet após tempestade solar NASA/SDO  (Foto: Kativa FM \\ CNN Brasil.)
Segundo o professor e pesquisador Peter Becker, da Universidade George Mason, em Virgínia, nos Estados Unidos, poderemos ter um ‘apocalipse da internet’ já em 2024.

De acordo com o profissional, o acontecimento seria por conta de uma forte tempestade solar. Peter trabalha para o desenvolvimento de um sistema de alerta de atividades solares que podem afetar o desenvolvimento global e falou sobre esse possível colapso da web.

Segundo ele, de acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial da NOAA, o Ciclo Solar 25 já estava previsto de trazer uma tempestade solar em meados de 2025, mas a atividade pode ocorrer antes do previsto, já em 2024.

As declarações foram feitas em entrevista ao site americano Fox 13 Seattle.

Becks declara que, caso realmente aconteça a ejeção de massa solar em direção à Terra, eles terão em torno de 18 a 24 horas de aviso. “Em torno de 18, talvez 24 horas de aviso antes das partículas chegarem a Terra e começarem a alterar o campo magnético do planeta”, explicou.

Além disso, Peter também declarou que a tempestade pode causar danos aos equipamentos de comunicação, à rede elétrica, aos sistemas de navegações (como o GPS)  e que isso poderá durar semanas ou até mesmo meses.

O pesquisador lembrou que a última vez que uma tempestade solar de intensidade semelhante atingiu a Terra foi em 1859, em um episódio que ficou conhecido como “Evento Carrington”.

“[O evento] derrubou o sistema de telégrafos, faíscas estavam voando por toda parte nas linhas de telégrafo. Alguns operadores foram eletrocutados devido à alta voltagem carregada pelos cabos, o que nunca deveria acontecer, mas as variações do campo magnético se tornaram tão fortes que funcionou como um sistema gerador que levou essas correntes pelos cabos”, disse Becker.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO