(64) 9 9989 9911

NO AR

Comando da Madrugada

Com Leandro Rueda

Ciência

Qual é a diferença entre meteoros, meteoróides e meteoritos?

Embora intimamente relacionados, os três conceitos não se referem à mesma coisa. Descubra a sutil diferença que dá origem a esses três fenômenos diferentes.

Publicada em 16/02/24 às 10:12h - 27 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Nesta exposição de 30 segundos, um meteoro se espalha pelo céu durante a chuva anual de meteoros Perseidas na quarta-feira, 11 de agosto de 2021, em Spruce Knob, Virgínia Ocidental. FOTO DE BILL INGALLS NASA  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Meteoros, meteoros, meteoroides: os três termos soam semelhantes e são frequentemente confundidos. Na verdade, eles estão unidos por mais do que apenas seus nomes parecidos: estão relacionados aos flashes de luz chamados "estrelas cadentes" que às vezes são vistos cruzando o céu. 

Mas o mesmo objeto pode ter nomes diferentes, dependendo de onde ele está localizado.

O que são meteoróides?

De acordo com a explicação da Nasa (a agência espacial norte-americana), os meteoróides são rochas que ainda estão no espaço. Eles variam em tamanho, e podem ir desde grãos de poeira até pequenos asteroides.

Também podem ser o resultado de uma colisão entre dois asteroides (objeto rochoso que orbita o Sol, maior do que um meteoróide, mas menor do que um planeta), o que pode causar uma fragmentação em pequenos pedaços. Os meteoróides podem vir ainda de cometas.

O que são meteoros?

Quando os meteoróides entram na atmosfera da Terra (ou de outro planeta, como Marte), em alta velocidade, eles se transformam e queimam. Essas bolas de fogo resultantes são chamadas de meteoros.

De acordo com a agência dos Estados Unidos, "cerca de 48,5 toneladas de material meteórico caem na Terra todos os dias. Quase todo o material vaporiza na atmosfera da Terra, deixando um rastro brilhante, chamado de 'estrelas cadentes'".

É comum ver diversos meteoros por hora, à noite, em certas ocasiões: esses fenômenos são chamados de chuvas de meteoros.

O que são meteoritos?


O meteorito Krasnojarsk está preservado no Museu de História Natural de Viena.O meteorito Krasnojarsk está preservado no Museu de História Natural de Viena.
FOTO DE PAOLO VERZONE

Ocasionalmente, pedaços maiores de rocha acabam caindo na superfície de um planeta. "Quando um meteoróide sobrevive a uma viagem pela atmosfera e atinge o solo, ele é chamado de meteorito", explica a agência espacial americana.

Como os asteroides se formaram próximo aos primeiros momentos de existência do Sistema Solar (há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás), esses objetos são de grande interesse para os cientistas, pois oferecem muitas informações sobre como era o sistema onde está o planeta Terra durante seu passado.

Em resumo, para lembrar a diferença entre os três conceitos, é preciso ter em mente os principais aspectos de cada um e distingui-los simplesmente com base em sua localização: os meteoróides são encontrados no espaço, os meteoros na atmosfera da Terra e os meteoros na superfície dos planetas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO