(64) 9 9989 9911

NO AR

Clube do Amor

Com Marcos Ueder

Ciência

Dengue: mosquito “prefere” tipo sanguíneo O e quem acabou de beber

Informação sobre \"preferências\" do mosquito da dengue são do chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília

Publicada em 22/02/24 às 08:52h - 28 visualizações

por Kativa FM \\ Mais Goiás


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue (Foto: Fiocruz)  (Foto: Kativa FM \\ Mais Goiás)

O chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília, Marcelo Carneiro, gravou um vídeo em que traz informações curiosas sobre o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Ele conta que o Aedes tem “preferência” pelo tipo sanguíneo O e por pessoas que acabaram de beber.

“Alguns estudos sugerem que o mosquito tem uma predileção por pessoas do tipo O. Mas esses mesmos estudos colocam que existem vários outros fatores que também ajudam o mosquito na escolha da sua vítima, que são por exemplo: o odor da pele, associado com a microbiota, com a quantidade de suor, com a própria temperatura da pele, e inclusive se a pessoa tem ingestão recente de bebida alcoólica”, afirma Marcelo.

Dengue em Goiás
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás tem 21.513 casos confirmados de dengue em 2024, o pior cenário desde a década de 1990. Somente nas sete primeiras semanas do ano, a Saúde registrou o equivalente a 31% de tudo que foi registrado em 2023.

No momento atual, Goiás é o 5º estado do país com maior número de casos e mortes. À frente de Goiás, estão Distrito Federal, Acre, Paraná e Espírito Santo. Ao todo, 108 municípios estão em situação de emergência para arboviroses.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO