(64) 9 9989 9911

NO AR

Comando da Madrugada

Com Leandro Rueda

Ciência

Quantos passos uma pessoa precisa dar por dia?

O número de passos que um indivíduo dá diariamente pode classificá-lo como sedentário ou altamente ativo – e impactar tanto na saúde física geral, como também no cérebro.

Publicada em 27/02/24 às 15:47h - 22 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Se uma pessoa caminha menos de 5 mil passos por dia, ela pode ser considerada sedentária. FOTO DE ROBERT ORMEROD  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Já existe consenso científico sobre os benefícios da caminhada, não apenas por ser uma atividade física que movimenta praticamente todo o corpo e faz bem inclusive para o bem-estar mental, mas também por ser fácil, prática e acessível em todas as idades. Mas será que existe uma certa quantidade de passos que uma pessoa precisa dar por dia para se manter saudável

A Organização Mundial da Saúde, por exemplo, tem sua própria recomendação. De acordo com a OMS, um indivíduo precisaria andar por pelo menos 30 minutos por dia; e totalizar no mínimo entre 150 a 201 minutos de caminhada por semana, como adianta Tania Szejnfeld Mann, ortopedista e traumatologista especializada em tornozelo, pé e doenças do osso. 

A médica, que também é chefe do Grupo de Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo da Escola Paulista de Medicina-UNIFESP, e membro do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, explica que há uma série consensos discutindo a quantidade mínima de passos a serem dados por uma pessoa diariamente para que ela se mantenha com boa saúde. 

Afinal, quantos passos é preciso dar por dia?

“Existem diversos trabalhos médicos que recomendam que uma pessoa deve fazer, pelo menos, 4 mil passos por dia, sendo indicado que chegue a 7 mil passos diários, se possível”, afirma a Dra. Tania Szejnfeld.

A médica explica ainda que há uma classificação internacional para indicar se a pessoa está em uma fase “sedentária”, “ativa” ou “altamente ativa”, seguindo sua quantidade de passos. De acordo com a ortopedista e traumatologista, se alguém caminha menos do que 5 mil passos por dia  pode ser  considerado sedentário. A classificação, segundo ela, segue assim:

De 5 mil a 7.499 passos por dia: pouco ativo; 

De 7.500 a 9.999 passos diários: moderadamente ativo;

Mais do que 10 mil passos até 12.499 passos/dia: individuo ativo; 
Mais de 12.500 passos por dia: extremamente ativo. 

“Essa classificação é muito importante”, defende a médica, que agrega que, recentemente, outras duas faixas foram somadas a essa medição. “Se a pessoa anda menos de 2.500 passos por dia, ela está fazendo apenas uma atividade basal. E entre 2.500 e 4.999 passos, se configura uma atividade limitada”, diz. 

De acordo com a OMS, uma pessoa deve caminhar pelo menos 30 minutos por dia. O ...De acordo com a OMS, uma pessoa deve caminhar pelo menos 30 minutos por dia. O exercício é importante para manter a força física, aumentar a frequência cardíaca e a frequência respiratória.

FOTO DE JASPER DOEST

Os benefícios da caminhada: andar faz bem para o cérebro

De acordo com a médica, não é apenas a parte física do corpo que agradece quando fazemos um alto número de passos diários: “Caminhar é bom porque aumenta as frequências cardíacarespiratória e também o fluxo de sangue para todos os tecidos – inclusive para os tecidos periféricos, como músculos e articulações, além de irrigar o tecido cerebral”, diz. 

Andar é importante tanto na manutenção de força física da musculatura, como também está associada à diminuição das taxas de demência para aqueles indivíduos que praticam caminhada”, reforça. “Sem dúvida, é uma ótima forma de começar a se movimentar”, completa. 

Cuidados ao caminhar

Já quando o assunto é onde caminhar e quais cuidados ter na prática desse movimento, a especialista recomenda evitar terrenos irregulares para não se acidentar. Se os passos forem dados ao ar livre, parques e calçadas (bem conservadas) são recomendados, porque andar na rua mesmo exige mais atenção dos indivíduos. 

Caminhar na esteira traz uma atividade mais segura e programada, porque a pessoa consegue colocar seu ritmo de passos, tendendo a ser mais fácil de executar”, informa a ortopedista. “Mas se a pessoa não tem uma esteira pode caminhar onde estiver”, diz.

A caminhada exige do corpo como um todo, das pernas, dos pés e da coluna, e isso vai acabar fazendo a manutenção dos indivíduos do ponto de vista de força global”, finaliza a Dra. Tania Szejnfeld. Portanto, nada de economizar nos passos. 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO