(64) 9 9989 9911

NO AR

Mistureba

Com Grace Kelly e Marcos Ueder

Ciência

O que é pior do que uma ressaca? A ansiedade ligada à bebida - veja por que isso acontece

O álcool desregula a química do cérebro, reduzindo a quantidade de substâncias químicas calmantes e diminuindo seu bem-estar.

Publicada em 22/03/24 às 13:37h - 12 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Não há muitas maneiras comprovadas de evitar a ressaca. Manter-se hidratado pode ajudar. Alternar bebidas alcoólicas com água também pode diminuir a velocidade do seu consumo de álcool. Pela manhã, é provável que todo o álcool tenha saído de seu sist  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Se o mês de “janeiro seco” se transformou em um fevereiro quase sóbrio e depois disso, em março, você voltou a beber de verdade, um dos sintomas da sua ressaca pode ser na verdade a ansiedade. O fenômeno é comum o suficiente para ter sua própria hashtag#hangxiety, que está se tornando comum nas redes sociais e significa a ansiedade ligada à bebida alcoólica.

Em meio aos outros sintomas do dia seguinte ao consumo de álcool – como dor de cabeça, náusea, sensibilidade à luz e fadiga –, o componente da ansiedade é frequentemente ignorado.

"Quase todas as pessoas que bebem bebidas alcoólicas sofrem alterações no cérebro quando estão deixando de beber. Com uma pequena quantidade de bebida, isso pode se manifestar como confusão, mas depois de grandes quantidades, você pode ter ansiedade", diz David Nutt, neuropsicofarmacologista especializado nos efeitos do álcool no cérebro do Imperial College London, na Inglaterra, e autor de “Drink? The New Science of Alcohol and Your Health”.

A ansiedade, que em algumas pessoas se manifesta como irritabilidade em vez de preocupação excessiva, pode ocorrer junto com outros sintomas da ressaca ou pode aparecer sozinha, diz Edwin Kim, diretor médico de um centro de tratamento de dependência psiquiátrica na Universidade da Pensilvânia. "Pode ocorrer em pessoas que geralmente não são ansiosas e naquelas sem um diagnóstico formal de ansiedade", diz ele.

Interações cerebrais complexas 

ansiedade após beber pode ser atribuída ao motivo pelo qual muitas pessoas bebem, que é acalmar a ansiedade social, explica Nutt, coautor de uma revisão dos fatores bioquímicos que contribuem para a ressaca e que também ajudou a desenvolver uma nova bebida não alcoólica.

Os especialistas afirmam que o álcool interfere em uma substância química sinalizadora do cérebro, ou neurotransmissor, chamada ácido gama-aminobutírico (Gaba), que desempenha um papel fundamental no sono, no relaxamento e na calma do sistema nervoso central. O álcool pode desencadear um efeito semelhante ao se ligar às proteínas do cérebro com as quais o Gaba normalmente interage.

"É por isso que as pessoas se sentem mais relaxadas e desinibidas e seus pensamentos acelerados diminuem quando elas bebem", afirma Stephen Holt, professor da Escola de Medicina de Yale e diretor da clínica de recuperação de vícios do Hospital Yale-New Haven. (Essa também é a razão pela qual você pode perder a coordenação física).

Mas como o álcool aumenta as ações do Gaba, a quantidade desse neurotransmissor que o corpo produz naturalmente começa a diminuir. "Se o álcool for eliminado antes que o Gaba se restabeleça, você fica com a ansiedade que tinha antes, e às vezes mais", diz Nutt. "Agora você pode ficar ansioso mesmo quando não está em uma situação social."

Outra substância química cerebral, chamada glutamato, pode aumentar ainda mais a ansiedade. Esse é um neurotransmissor excitatório e funciona para aumentar os níveis de atividade e energia

Mas o aumento do Gaba diminui o impacto da sinalização do glutamato no cérebro. Para compensar essa queda, o cérebro produz receptores de glutamato adicionais ao longo do tempo. Quando os níveis de álcool caem depois que o indivíduo para de beber, esse excesso de sinais de glutamato cria um estado temporário de alta energia e ansiedade.

Em bebedores sociais ocasionais, os sistemas Gaba e glutamato voltam ao normal em algum momento do dia seguinte, e a ansiedade desaparece.

desregulação do sistema Gaba-glutamato é mais acentuada em bebedores crônicos porque o cérebro se adapta ao excesso de álcool frequente eliminando alguns receptores Gaba a longo prazo, o que prejudica a capacidade do cérebro de se acalmar sem álcool. Quando os bebedores crônicos param de beber repentinamente, pode levar meses para restaurar o funcionamento adequado desse sistema, diz Holt.

Os bebedores diários às vezes experimentam esse efeito antes de tomar o primeiro drinque do dia. Um cérebro que antecipa o álcool pode reduzir temporariamente os níveis de Gaba de forma proativa. Nutt se lembra de um homem que bebia muito e teve um grande ataque de pânico a caminho do bar.

Às vezes, as pessoas compensam essa ansiedade pré-bebida bebendo mais cedo durante o dia, o que leva a mais reduções de Gaba, explica Nutt. "Nunca beba para lidar com os tremores ou a ansiedade", diz Nutt. "Chamamos isso de beber de alívio, e esse é o ciclo do vício."

Os efeitos indiretos 

Vários outros processos biológicos também podem levar indiretamente à ansiedade. Um deles envolve o processo de duas etapas que livra o corpo do álcool. Ele começa quando fígado metaboliza as moléculas de álcool no subproduto acetaldeído, que é um conhecido carcinógeno e tóxico para muitas células. Por fim, essa substância química é decomposta em acetato, o principal ingrediente do vinagre, que é excretado de forma inofensiva. A maior parte desse processo ocorre no fígado, embora alguns ocorram no pâncreas, nos intestinos e no cérebro.

Como a maioria das pessoas metaboliza um drinque padrão a cada hora, a menos que você tenha se empanturrado muito até altas horas da madrugada, a maior parte do álcool terá desaparecido quando você acordar de manhã no outro dia. Esse não é o caso do acetaldeído.

"Durante todo o dia, à medida que o acetaldeído é excretado, seu corpo está se recuperando do envenenamento", diz Holt. Os sintomas diretamente ligados ao acetaldeído incluem náusea e fadiga, que podem deixar a pessoa irritada e ansiosa.

O álcool também contribui para uma noite de sono ruim. Embora o fato de ter todo esse Gaba no cérebro faça com que você adormeça, o álcool também interrompe o ciclo natural do sono, de modo que as pessoas também se sentem inquietas durante a noite, diz Holt. Dormir mal pode fazer com que você se sinta irritadiço e nervoso no dia seguinte.

Além disso, o álcool reduz o açúcar no sangue, o que pode estressar o corpo e provocar ansiedade, diz Kim. Ele também aponta o microbioma intestinal como outro fator, pois o álcool é conhecido por irritar os intestinos e alterar os microorganismos que vivem lá.

Outros fatores podem estar envolvidos nas pessoas que consomem álcool diariamente ou quase diariamente e que sentem ansiedade no dia seguinte. Esses indivíduos podem estar sofrendo de abstinência de álcool, especialmente se isso for acompanhado de tremores físicos, diz Holt. "No final da manhã ou no meio do dia, eles têm a sensação de que algo está faltando, que é o álcool", diz ele. "As pessoas então pensam: preciso de uma bebida para acalmar esses pensamentos acelerados."

Por fim, algumas pessoas cuja ansiedade pode aparecer como um sintoma de ressaca podem sofrer de ansiedade generalizada, que é mascarada quando bebem para se automedicar. Quando o álcool sai de seu sistema, a ansiedade subjacente se revela.

Curas para a ressaca que não é ressaca

Há muitos remédios populares para os sintomas da ressaca que incluem ansiedade, inclusive remédios estranhos como beber suco de picles ou tomar canja de galinha, mas nenhum deles foi comprovadamente eficaz em pesquisas. Apenas um deles, beber água durante e após a bebedeira, pode oferecer um leve benefício, pois dilui a concentração de acetaldeído em sua corrente sanguínea.

Um suposto remédio que definitivamente não ajuda é tomar acetaminofeno antes de dormir. As enzimas do fígado que são parcialmente responsáveis por transformar o álcool em acetaldeído também estão envolvidas no metabolismo do acetaminofeno. Tomar um Tylenol antes de dormir desvia essas enzimas e retarda a conversão do álcool, diz Holt.

A melhor maneira de evitar a ansiedade pré e pós-bebedeira, é claro, é limitar o consumo de álcool à quantidade recomendada por especialistas, que é de dois drinques ou menos por dia para homens e um para mulheres.

A crescente variedade de bebidas não alcoólicas torna a ingestão de menos ou até mesmo de nenhuma bebida uma opção palatável em muitos ambientes sociais. Isso inclui vinhos ou cervejas sem álcool ou com baixo teor alcoólico, bem como mocktails feitos com uma variedade de ingredientes que imitam a sensação e o sabor do álcool na boca, mas não são alcoólicos. 

Alguns produtos, como o que Nutt ajudou a desenvolver, contêm ervas que melhoram o sistema Gaba e, portanto, aumentam o relaxamento sem colocar álcool no corpo.

Embora quase todo mundo exagere no consumo de álcool ocasionalmente, em um casamento ou em outras ocasiões especiais, por exemplo, as pessoas que sofrem de ansiedade pós-bebedeira regularmente podem querer entender isso como um sinal de que devem reduzir o consumo. "Quanto menos você introduzir uma substância como o álcool", explica Kim, "menor será a probabilidade de sofrer as consequências."




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO