(64) 9 9989 9911

NO AR

Só Musicão

Com Leo Carvalho

Ciência

A água pode combater as mudanças climáticas? Saiba o que diz a ONU

O estresse hídrico deve se tornar cada vez mais presente até o ano de 2040, alerta a instituição. Mas a água, se bem usada, pode até ajudar a reverter as alterações brutais no clima da Terra.

Publicada em 27/03/24 às 10:54h - 16 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A proteção dos ecossistemas aquáticos e a redução das emissões de carbono relacionadas ao tratamento e ao transporte de água contribuem significativamente para a luta contra as mudanças climáticas. A foto mostra placas de gelo flutuando em uma parte  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

A água pode combater as mudanças climáticas, afirma a Organização das Nações Unidas. Seu gerenciamento sustentável é fundamental para criar a resiliência das sociedades e dos ecossistemas e reduzir as emissões de carbono.

Como também salienta um artigo da National Geographic Estados Unidos sobre o tema, o aumento das temperaturas e a alteração dos padrões climáticos prejudicam o abastecimento e a disponibilidade dos recursos hídricos

Algumas ações – a nível individual, familiar e governamental – podem fazer com que o bom gerenciamento da água trabalhe a favor de um clima estabilizado para todos. .

Como a água contribui para atenuar as mudanças no clima 

Um dos pontos essenciais para fazer com que a água seja uma frente de combate à mudança do clima aponta que os formuladores de políticas climáticas priorizem a água em suas estratégias, defende a ONU. 

gestão responsável da água não apenas ajuda as comunidades a se adaptarem às mudanças climáticas, fortalecendo sua resiliência e protegendo a saúde pública, mas também desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas.

Ao proteger os ecossistemas aquáticos e reduzir as emissões de carbono associadas ao tratamento e transporte de água e saneamento, ela contribui significativamente para a luta contra as mudanças climáticas.

O aumento das temperaturas e as mudanças nos padrões climáticos afetam o abastecimento e a disponibilidade ...O aumento das temperaturas e as mudanças nos padrões climáticos afetam o abastecimento e a disponibilidade de água tanto para os humanos como para os animais. Na foto, leões bebem água na Reserva de Maasai Mara, no Quênia. 

FOTO DE JEN GUYTON

Entre as soluções globais, as Nações Unidas mencionam:

  • Melhorar o armazenamento de carbono
  • Proteger as zonas de proteção natural
  • Captação de água da chuva
  • Adotar uma agricultura inteligente em relação ao clima
  • Reutilização de águas residuais
  • Aproveitamento de águas subterrâneas

Os ecossistemas aquáticos, como as zonas úmidas, os manguezais, pradarias de gramas marinhas, pântanos e brejos, por exemplo, são sumidouros de carbono altamente eficazes que absorvem e armazenam dióxido de carbono (CO₂), o que contribui para a redução das emissões de gases de Efeito Estufa, explica a ONU.

Além disso, as áreas úmidas servem como barreira para tempestades e outros eventos climáticos extremos, absorvem o excesso de chuva e armazenam e purificam a água.

A organização internacional conclui que "limitar o aquecimento global a 1,5°C, em vez de 2°C, reduziria aproximadamente pela metade a proporção da população mundial que deverá sofrer escassez de água, embora deva ser observado que há uma variabilidade considerável entre as regiões".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO