(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Ciência

É possível saber se alguém está mentindo? Veja o que dizem os especialistas sobre os sinais da mentira

Muitos afirmam reconhecer os sinais de uma mentira quando os veem. Mas será que há alguma verdade nisso? Veja o que explicam os estudiosos.

Publicada em 01/04/24 às 15:15h - 13 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Você percebe quando alguém está mentindo? Não é um nariz alongado – como o do famoso personagem Pinóquio (na foto, retratado no filme live-action da Disney “Pinóquio”) – que denuncia uma mentira na vida real. FOTO DE DISNEY+  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Como uma traição à mentira, o nariz alongado do clássico personagem Pinóquio (que entrou no imaginário de adultos e crianças em livros, animações e filmes) não poderia ter sido mais óbvio. Em um ponto do romance original do escritor italiano Carlo Collodi, o nariz do boneco de madeira cresce tanto que o menino não consegue se virar dentro do cômodo de sua casa. 

É a maior revelação, mas, é claro, sem nenhuma relação com a realidade. Mas, embora as traições físicas da mentira na vida real raramente sejam tão dramáticas, elas não são desconhecidas. 

Em 1993, houve um caso médico de um homem de 51 anos que, quando contava mentiras, sofria efeitos muito mais debilitantes do que Pinóquio (personagem com filme de animação e live-action disponíveis no Disney+). Em uma carta publicada no Journal of Neurology, Neurosurgery, and Psychiatry, médicos dos hospitais universitários de Estrasburgo, na França, descreveram um paciente infeliz que regularmente perdia a consciência e sofria convulsões. "Mais de um terço dos ataques ocorria quando o paciente estava deitado", acrescentaram os médicos.

Ao ser examinado, descobriu-se que o infeliz tinha um tumor de 30 mm no cérebro. Os médicos sugeriram que as emoções que ele sentia ao contar mentiras estavam agitando o lobo límbico de seu cérebro e, por sua vez, desencadeando uma forma rara de epilepsia.

Joana D'Arc é interrogada pelo Cardeal de Winchester em sua prisão no castelo de Rouen, em ...Joana D'Arc é interrogada pelo Cardeal de Winchester em sua prisão no castelo de Rouen, em 1431, em uma pintura de 1824 de Paul Delaroche. Seu exaustivo interrogatório de caráter foi para determinar se ela era culpada de heresia e feitiçaria por afirmar se comunicar diretamente com Deus. Ela foi queimada na fogueira em Rouen no final daquele ano.

FOTO DE PAUL DELAROCHEALAMY

Uma história repleta de mentiras e enganos

O ser humano médio conta até duas mentiras por dia, de acordo com um estudo da década de 1990 publicado no Journal of Personality and Social Psychology. Há até mesmo evidências de que os primatas podem usar táticas de engano. 

A maioria de nossas mentiras são mentiras leves ou mentiras bastante inofensivas. No entanto, em áreas como aplicação da lei, espionagem e seguros, distinguir a verdade da falsidade é um requisito vital. E, às vezes, até mesmo uma questão de vida ou morte. 

Mas como saber a diferença? Durante grande parte da existência humana, a identificação de mentiras dependia de rituais religiosossupersticiosos e, às vezes, bárbaros: julgamento por combate, julgamento por provação ou julgamento por tortura

Na China antiga, os suspeitos eram obrigados a mastigar um punhado de arroz cru e, se depois o cuspissem seco, eram considerados culpados – provavelmente um ritual baseado na ideia de que o medo resseca a saliva da boca. Na Índia antiga, os suspeitos eram obrigados a ficar em uma tenda escura e puxar a cauda suja de fuligem de um asno sagrado que, segundo diziam, zurrava em voz alta pelo culpado. Ao sair da tenda, aqueles com as mãos limpas eram considerados criminosos, pois a culpa os impedia de ter confiança para puxar a cauda.   

Felizmente, no final do século 19, os métodos estavam se tornando mais científicos, primeiro analisando as mudanças na pressão arterial das pessoas e, mais tarde, em seus padrões de respiração. Na década de 1930, a inventora norte-americana Leonarde Keeler acrescentou a resposta galvânica da pele como uma terceira métrica, a fim de medir os níveis de transpiração. A máquina resultante ficou famosa como um dispositivo de interrogatório "suave" e, até hoje, o polígrafo moderno ainda usa esses três fatores para determinar inverdades.

Mas as máquinas não são infalíveis de forma alguma. De acordo com a Associação Norte-Americana de Psicologia, "a maioria dos psicólogos concorda que há poucas evidências de que os testes de polígrafo possam detectar mentiras com precisão". A grande maioria das jurisdições em todo o mundo rejeita os resultados do polígrafo como inadmissíveis nos tribunais.

John Larson demonstra uma máquina de polígrafo, conhecido como John Larson demonstra uma máquina de polígrafo, conhecido como "detector de mentiras", na Northwestern University, nos Estados Unidos, por volta de 1936. A máquina, que foi desenvolvida no início do século 20 por uma sucessão de cientistas, cada um acrescentando medidas adicionais. Ele usa uma combinação de fatores – desde a pressão arterial e a respiração até a resposta galvânica da pele – para determinar se uma pessoa está contando uma mentira ou não.  

FOTO DE PICTORIAL PRESSALAMY

Sinais não verbais da mentira

No entanto, existem gestos físicos e faciais que os mentirosos costumam fazer? Joe Navarro é um ex-interrogador do FBI (Federal Bureau of Investigation) que é Departamento de Investigação Federal dos Estados Unidos, que trabalhou em contra-inteligência e contra-terrorismo. Ele até já treinou jogadores de pôquer para identificar e mascarar a linguagem corporal. Se alguém pode identificar sinais de um mentiroso, deve ser ele.

"Não existe o efeito Pinóquio’", diz ele à National Geographic com total convicção. "Há muito tempo as pessoas pensam e ensinam erroneamente que se alguém toca a boca, por exemplo, ou cobre o nariz, ou olha em uma determinada direção com os olhos, esses são comportamentos indicativos de mentira. Mas há muitas pesquisas que mostram que não existe um único comportamento indicativo de fraude ou mentira."

No entanto, esses gestos sugerem emoção. "Precisamos parar de associar os comportamentos indicativos de desconforto psicológico à mentira e reconhecê-los puramente pelo que são: sinais de estresse, ansiedade, apreensão, desespero, suspeita, tensão, preocupação, nervosismo, mas não de fraude. Mas não de mentira".

Durante seus 25 anos de trabalho no FBI, Navarro diz que realizou mais de 10 mil entrevistas com várias testemunhas e suspeitos. Ele ressalta que tanto os inocentes quanto os culpados podem apresentar sinais de desconforto psicológico e o que é conhecido como "comportamento pacificador": mãos trêmulas, transpiração, rubor, movimentos oculares alternados, tocar o rosto, morder os lábios, piscar profusamente ou falar com uma voz irregular, por exemplo.

"Muitas vezes, nada mais é do que nossos corpos refletindo como nos sentimos em relação à situação em que nos encontramos", acrescenta. De fato, sob interrogatório policial, até mesmo os mais inocentes tendem a ficar nervosos.

O pôquer é um jogo de cartas que se baseia no blefe habilidoso de um oponente ...O pôquer é um jogo de cartas que se baseia no blefe habilidoso de um oponente – daí a "cara de pôquer", uma expressão deliberadamente firme destinada a eliminar quaisquer indicadores inconscientes de engano. O exame minucioso dos jogadores em toda a mesa levou a muitas especulações sobre "mentiras/blefes", ou comportamento de entrega, exibidos quando as apostas são altas e o jogador está sob pressão.

Navarro se lembra de uma ocasião em que estava interrogando uma mulher suspeita de crime de colarinho branco. Ele estava se esforçando ao máximo para mantê-la calma, mas, antes mesmo de começar a falar sobre o crime, ela estava mordendo o lábio, mexendo na parte de trás do cabelo e tocando a área da garganta, logo abaixo da traqueia, conhecida como entalhe supraesternal. Esse último gesto, diz Navarro, é uma forma de autoproteção nervosa que remonta aos tempos pré-históricos, quando os primeiros seres humanos protegiam sua jugular do ataque de predadores.

Dadas as reações físicas das mulheres, Navarro estava convencido de sua culpa. Na verdade, ela estava muito nervosa, mas não era culpada. Ela simplesmente havia estacionado o carro nas proximidades e sabia que o parquímetro estava prestes a acabar. "Ela não tinha nada a ver com o crime", conclui Navarro.

Sinais verbais da mentira

Será que talvez seja melhor analisar as palavras dos suspeitos em vez de seus gestos? A Dra. Abbie Maroño é uma professora universitária britânica de psicologia com Ph.D. em análise comportamental. Ela também trabalha como diretora de educação na consultoria de segurança Social-Engineer, LLC. Ela diz que há certas pistas verbais que podemos procurar ao tentar identificar um mentiroso.

As inconsistências factuais são um indicador importante. Os detetives da polícia geralmente pedem que seus suspeitos repitam lembranças ou álibis várias vezes na tentativa de identificar discrepâncias na história.

Maroño diz que os mentirosos também tendem a usar o que ela chama de "técnicas de autoapagamento". "Eles usam frases como 'Não consigo me lembrar' ou 'Foi há algum tempo e acho que esqueci'", explica ela. "É mais provável que isso ocorra com pessoas que estão mentindo." Ela ressalta como certos políticos são mestres nessa forma de engano.

Pessoas verdadeiras geralmente fornecem mais detalhes quando questionadas. "As pessoas que estão mentindo tendem a simplificar suas histórias, fornecendo informações estereotipadas que são facilmente acessíveis a elas", diz Maroño. "Porque se tiverem que se lembrar [dessas informações] mais tarde, podem ser facilmente pegas de surpresa. Já os contadores da verdade têm maior probabilidade de relatar detalhes complicados."

Depois, há os tropeços inconscientes. Durante seu tempo no FBI, Navarro interrogou muitos suspeitos de assassinato. Ele se lembra de um incidente em que uma mãe alegou que alguém havia sequestrado seu bebê. Pediram a Navarro que a entrevistasse em nome do escritório do xerife e ele notou que ela se referia várias vezes ao filho pequeno no passado. "Com certeza: ela mesma havia matado o bebê", lembra Navarro.

Um traço de polígrafo de um interrogatório do século 20, mostrando medidas de várias respostas fisiológicas. ...Um traço de polígrafo de um interrogatório do século 20, mostrando medidas de várias respostas fisiológicas. Atualmente, muitos psicólogos consideram o polígrafo um indicador não confiável de honestidade – e as respostas fisiológicas à desonestidade são altamente idiossincráticas. 

FOTO DE ALAMY

Mas mesmo os deslizes verbais não são indicadores seguros de falsidade. Aldert Vrij é professor de psicologia da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido. Em seu livro, “Detecting Lies and Deceit: Pitfalls and Opportunities”, ele enfatiza que interrogadores experientes muitas vezes não conseguem reconhecer a mentira.

"As pesquisas indicam que até mesmo os profissionais que detectam mentiras, como funcionários da alfândega e policiais, muitas vezes tomam decisões incorretas e que sua capacidade de separar verdades de mentiras normalmente não excede a de leigos", escreve ele. "Uma [razão] pela qual até mesmo pessoas motivadas não conseguem pegar mentirosos é o fato de a detecção de mentiras ser difícil. Talvez a principal dificuldade seja o fato de que nem uma única resposta não verbal, verbal ou fisiológica está associada exclusivamente à fraude. Em outras palavras, não existe o equivalente ao nariz que cresce de Pinóquio". 

Vrij continua explicando que não há uma única resposta que possa ser considerada confiável por qualquer pessoa ou máquina que esteja procurando por mentiras. Ele escreve: "Outra dificuldade é que os mentirosos que estão motivados a evitar serem pegos podem tentar exibir respostas não verbais, verbais ou fisiológicas que eles acreditam causar uma impressão honesta nos detectores de mentiras. Os mentirosos que empregam essas chamadas contramedidas podem, de fato, enganar detectores de mentiras profissionais."

Tudo isso não pode servir de consolo para aquele paciente com tumor de 51 anos de Estrasburgo, que costumava ter convulsões e desmaiar quando mentia. Felizmente, seus médicos acabaram receitando um medicamento anticonvulsivo que resolveu o seu problema.

Não houve essa cura para o pobre Pinóquio




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO