(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Ciência

Abril tem condições ideais para observar planetas e cometa; saiba como

A chegada do outono traz encontros planetários, chuva de meteoros e até mesmo um cometa; confira a seleção de eventos astronômicos do astrofísico Gustavo Rojas

Publicada em 01/04/24 às 15:16h - 13 visualizações

por Kativa FM \\ Galileu


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Abril tem condições ideais para observar planetas e cometa; saiba como — Foto: Federico Beccari/Unsplash  (Foto: Kativa FM \\ Galileu)
Abril costuma trazer uma melhoria nas condições para a observação astronômica na maior parte do Brasil. O clima mais seco e as noites mais longas são um convite para olhar as estrelas. Mesmo nas grandes cidades, é possível acompanhar os astros mais brilhantes, como a Lua e os planetas.

Quem vive afastado das luzes artificiais tem o privilégio de poder assistir a fenômenos mais sutis, como as chuvas de meteoros, em condições mais favoráveis. Aproveite o isolamento para conhecer melhor o Universo em que vivemos.

Calendário celeste

Dia 6

Encontro na madrugada
A Lua minguante junta-se aos planetas Marte e Saturno, numa bela conjunção que poderá ser observada nas primeiras horas do dia. Olhe para o Leste a partir das 4h.

Dia 7

Rainhas da alvorada
Os dois astros mais brilhantes do céu noturno, a Lua e Vênus, posicionam-se bem próximos na hora que antecede os primeiros raios do Sol. Olhe para o horizonte leste a partir das 5h.


Dia 13

Desafio duplo
Essa dica é para quem tem binóculos em casa. No comecinho da noite, aponte-os para o brilhante planeta Júpiter, o astro mais brilhante próximo ao horizonte oeste.

À sua direita estará o planeta Urano, e à esquerda o cometa 12P/Pons-Brooks, ambos invisíveis a olho nu mas facilmente observáveis com um instrumento óptico.

Dia 22

Meteoros ao Norte
Abril traz uma das principais chuvas de meteoros do ano. Os meteoros Lirídeos são provocados pelos detritos deixados pela passagem do cometa C/1861 G1 (Thatcher).

A atividade começa por volta das 2h, com pico aproximadamente às 4h. Olhe para o Norte, na direção da estrela brilhante Vega.





ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO