(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Ciência

Proteínas de tardígrados podem retardar envelhecimento em células humanas

Pesquisadores dos EUA constataram em estudo que o processo de biostase, presente nesses seres microscópicos, posterga processos moleculares associados à idade

Publicada em 01/04/24 às 15:18h - 23 visualizações

por Kativa FM \\ Galileu


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Tardígrado — Foto: Eye Of Science/Science Photo Library  (Foto: Kativa FM \\ Galileu)
Proteínas de tardígrados — seres microscópicos que sobrevivem em ambientes extremos — podem ser uma ferramenta de pesquisa para retardar o processo de envelhecimento e de armazenamento a longo prazo de células humanas. É o que revela um estudo da Universidade de Wyoming (UW), nos EUA, publicado em março na revista Protein Science.

Também chamados de ursos d’água, os tardígrados são capazes de habitar locais com temperaturas abaixo de zero, calor elevado, desidratação completa, radiação e até no vácuo espacial. Eles sobrevivem ao entrarem em um estado de animação suspensa chamado biostase, formando géis dentro das células ao usarem proteínas, o que retarda processos moleculares associados ao envelhecimento, segundo o estudo.

“Assim como os tardígrados, quando você coloca células humanas que possuem essas proteínas em biostase, elas se tornam mais resistentes ao estresse, conferindo algumas das habilidades dos tardígrados às células humanas”, explica a pesquisadora sênior da UW Silvia Sanchez-Martinez, em comunicado.

De acordo com os autores, tais proteínas podem ser usadas para disponibilizar tratamentos de saúde e salvar vidas onde a refrigeração não é possível, por exemplo. E também aprimorar terapias celulares, como as com células-tronco.


Entretanto, os autores destacam nque o processo é reversível. “Quando o estresse é aliviado, os géis dos tardígrados se dissolvem e as células humanas retornam ao seu metabolismo normal”, diz o professor assistente do Departamento de Biologia Molecular, Thomas Boothby.

“Nossas descobertas fornecem um caminho para a busca de tecnologias centradas na indução da biostase em células e até mesmo em organismos inteiros para retardar o envelhecimento e melhorar o armazenamento e a estabilidade”, contam os pesquisadores.






ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO