(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Ciência

Como é o mosquito da dengue? Você sabe a diferença entre ele e o pernilongo comum?

Conheça melhor as características do Aedes aegypti e descubra como diferenciá-lo de outros mosquitos de aparência semelhante, como o pernilongo.

Publicada em 11/04/24 às 08:35h - 14 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Na imagem se vê em detalhes a típica coloração de um mosquito da dengue (Aedes aegypti): preto com pequenas listras brancas em todo corpo. FOTO DE RAQUEL PORTUGAL E RODRIGO MÉXAS FIOCRUZ IMAGENS  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

mosquito que transmite a dengue (e também de outras doenças como zika, a febre amarela e chikungunya) é o Aedes aegypti – vetor de transmissão dos vírus conhecidos como o arbovírus, como explica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Apesar dessa espécie de mosquito estar muito presente nas Américas, especialmente na América do Sul, ela não é originária da região – que atualmente enfrenta vários casos de dengue em uma epidemia alertada pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), principalmente no Brasil e na Argentina

O Aedes aegypti é originário da África e se espalhou pelo mundo. Ele foi introduzido nas Américas após a chegada dos europeus no continente, conforme explica o artigo da National Geographic: “Qual é a origem do mosquito transmissor da dengue?”. 

Larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) criadas no Laboratório da Fiocruz no Rio de ...Larvas do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue) criadas no Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro (Brasil).

FOTO DE RAQUEL PORTUGAL E RODRIGO MÉXAS FIOCRUZ IMAGENS

O que é a dengue?

A dengue é uma infecção viral transmitida justamente com a picada das fêmeas de mosquitos do Aedes aegypti infectados com o vírus – e não há um tratamento específico, apesar de já existir vacina contra a dengue

O mais indicado segundo a Opas é a prevenção da doença por meio da conscientização da população para diminuir a proliferação do mosquito da dengue e o uso de repelentes específicos para evitar possíveis picadas. 

Mas como identificar se um mosquito é o Aedes aegypti ou outro inseto parecido, como um pernilongo comum? Quais são suas principais características? Descubra, a seguir, e se proteja de possíveis picadas.

Como identificar o mosquito da dengue, o Aedes aegypti?

O mosquito da dengue é preto com listras brancas na cabeça, no corpo e nas pernas, e suas asas são translúcidas, como explica o site da Secretaria de Saúde do estado do Espírito Santo, que fica na região sudeste do Brasil e é uma das áreas mais afetadas pela epidemia de dengue de 2024.

Outra característica importante para identificá-lo é que o Aedes aegypti é um mosquito bem pequeno, tendo apenas de 3 a 4 milímetros. Os machos dessa espécie alimentam-se exclusivamente de frutas. Já as fêmeas, no entanto, necessitam de sangue para o amadurecimento dos ovos que são depositados separadamente nas paredes internas de objetos próximos à superfície de algum local com água parada.

Acima, uma fêmea do Aedes aegypti fotografada no Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro (Brasil). ...Acima, uma fêmea do Aedes aegypti fotografada no Laboratório da Fiocruz no Rio de Janeiro (Brasil). São justamente as fêmeas desse mosquito que transmitem o vírus da dengue. 

FOTO DE RAQUEL PORTUGAL E RODRIGO MÉXAS FIOCRUZ IMAGENS

No momento em que a fêmea põe os ovos eles são brancos, mas logo se tornam negros e brilhantes. As fêmeas do Aedes aegypti colocam de 100 a 200 ovos por mês, segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição ligada ao Ministério da Saúde do Brasil e responsável por pesquisas e desenvolvimento de tecnologia em Saúde.

Aedes aegypti é um mosquito doméstico e adaptado ao ambiente urbano, já que consegue se reproduzir em baldes de águavasos de plantaspoças d’águapneus abandonadoscalhas entupidas ou qualquer outro pequeno recipiente com água parada, como explica a Fiocruz. 

As 4 dicas para diferenciar o mosquito da dengue de um mosquito comum

Muitas pessoas têm grande dificuldade em identificar se um mosquito é um Aedes aegypti ou outro mosquito qualquer, e a dúvida maior é em relação ao pernilongo, pois os dois são insetos de aparência bem similar. Mas há diferenças significativas que vale a pena observar para evitar a proliferação do mosquito da dengue e se proteger de picadas também. 

De acordo com a Agência Brasil, o mosquito da dengue e o pernilongo são parecidos, mas são mosquitos de famílias diferentes. Enquanto o primeiro é o Aedes aegyptio pernilongo (ou muriçoca, como é conhecido em algumas regiões brasileiras) é o Culex quinquefasciatus – que é comum em regiões mais quentes das Américas, Ásia, África e Oceania. 

Um mosquito adulto do Aedes aegypti emergindo da fase larval no Laboratório de Mosquitos da Fiocruz.Um mosquito adulto do Aedes aegypti emergindo da fase larval no Laboratório de Mosquitos da Fiocruz.

FOTO DE RAQUEL PORTUGAL E RODRIGO MÉXAS FIOCRUZ IMAGENS

É possível identificar cada um deles quando estão em repouso, parado em algum local, ou até “em ação”, voando ou picando alguém. Veja as quatro dicas a seguir: 

  1. Para identificar qual mosquito você está vendo é preciso observar primeiramente as cores, pois são bem diferentes. O site da Agência Brasil explica que ao contrário do Aedes aegypti, que possui o corpo preto e cheio de listras brancas, o pernilongo, por sua vez, tem uma coloração marrom uniforme.
     
  2. Um ponto também importante para observar é o tamanho do mosquito: o da dengue é menor, tem cerca de 3 a 4 milímetros como dito acima. Já o Culex quinquefasciatus é maior e possui de 5 a 7 milímetros
     
  3. É importante também estar atento em relação aos hábitos de voo, que é algo que os diferencia bastante. O mosquito da dengue costuma estar ativo e picar especialmente de manhã e no final da tarde, enquanto ainda há luz, como explica o site do  Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (Conicet) Conicet. Além disso, o Aedes aegypti é mais veloz e silencioso. Os pernilongos, por sua vez, possuem um hábito bem diferente e preferem agir à noitea partir das 18h e não são nada silenciosos, costumam fazer um “zumbido” e incomodar as pessoas com seus ruídos à noite
     
  4. Outra diferença é quanto à picada de cada um desses mosquitos. A do pernilongo deixa um pequeno calombo avermelhado e essa marca provoca coceira. Porém, a picada do mosquito da dengue não deixa marcas e também não provoca coceira no local, conforme explica a Agência Brasil.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO