(64) 9 9989 9911

NO AR

Arquivo 93

Com Marcos Ueder

Ciência

Quais são os tipos de plásticos que existem e em que produtos eles são encontrados?

De garrafas de água a talheres descartáveis, esse material está presente de várias formas na vida cotidiana. E sua produção e consumo crescem constantemente.

Publicada em 24/04/24 às 09:43h - 8 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Frutas guardadas em sacolas plásticas reutilizáveis: este tipo de embalagem ajuda a evitar a presença de plásticos de uso único. FOTO DE REBECCA HALE  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

 "Nosso planeta está se afogando em um mar de plástico", alerta o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). O plástico se tornou onipresente no mundo. Embora tenha muitos usos valiosos, como na medicina, por exemplo, ele chegou a lugares antes impensáveis: dos mares até mesmo a corrente sanguínea das pessoas, onde microplásticos já podem ser encontrados. Tudo isso gerando graves consequências ambientaissociaiseconômicas e de saúde.

O órgão internacional alerta sobre o uso diário excessivo de produtos plásticos de uso único (ou seja, itens destinados a serem jogados fora após serem usados apenas uma vez). Esses itens, em geral, são embalagens protetoras que estão por toda parte nas atividades cotidianas.

Cerca de 1 milhão de garrafas plásticas são compradas a cada minuto em todo o mundo. E até 5 trilhões de sacolas descartáveis são usadas todos os anos, informa a agência da ONU. É alarmante o fato de que metade de todo o plástico produzido globalmente é projetado para ser jogado fora após um único uso.

Para reduzir esse consumo, reciclar o plástico e tomar medidas que contribuam para a redução da poluição, é necessário conhecer os tipos de plásticos que temos em casa e pensar em estratégias para reduzi-los.

Quantos tipos de plástico existem?

Os produtos feitos com esse material são geralmente classificados em sete categorias, de acordo com um documento do PNUMA publicado em 2014. A Fundação Aquae (um centro de referência para educação, apoio à sustentabilidade e disseminação de conhecimento), explica que existe um sistema internacional para diferenciar a composição das resinas em produtos plásticos de uso diário. 

A inscrição, que geralmente aparece nos elementos plásticos, consiste em um número (de 1 a 7) dentro do triângulo de Möbius (símbolo universal de reciclagem).

Um a um, estes são os 7 tipos mais comuns de plástico os objetos nos quais você pode encontrá-los:

  1. Politereftalato de etileno (PET): esse é um plástico transparente que impede a entrada de oxigênio. De acordo com a Aquae, ele é totalmente reciclável. Pode ser encontrado em garrafas de água, recipientes de distribuição e bandejas de biscoitos.
     
  2. Polietileno de alta densidade (HDPE): é um dos mais usados no dia a dia, diz a Aquae. É resistente, versátil e pode suportar altas temperaturas. Por esse motivo, é utilizado em garrafas de leite, recipientes de produtos de limpeza, entre outros, segundo informações do PNUMA.
     
  3. Cloreto de polivinila (PVC): embora seja leve, resistente, durável e tenha alta tolerância ao fogo, nem tudo é positivo com esse material, pois "é considerado por muitos especialistas como o plástico mais perigoso que existe devido ao seu processo de fabricação", reconhece a fonte ambiental. Ele também é muito difícil de reciclar. É amplamente utilizado na construção, no encanamento, bem como em produtos médicos e calçados.
     
  4. Polietileno de baixa densidade (LDPE): é macio, flexível e translúcido. De acordo com a Aquae, é econômico, por isso é amplamente utilizado. Uma vez reciclado, pode ser reutilizado para criar os mesmos produtos. Você pode encontrá-lo em sacolasbandejas de alimentos ou filmes para alimentos, entre outros.
     
  5. Polipropileno (PP): é resistente ao calor e versátil. Entre os objetos do cotidiano em que é encontrado, o órgão da ONU menciona sacolas de batatas fritas, utensílios de cozinha, como pratos de micro-ondas, tampas de garrafas e máscaras faciais descartáveis.
     
  6. Poliestireno (PS): é isolante e resistente, mas sua reciclagem é cara, reconhece a Aquae. Você pode vê-lo na forma de talheres, pratos ou copos descartáveis, diz o PNUMA.
     
  7. A sétima categoria inclui outros tipos de plásticos "cujos componentes não são totalmente conhecidos, portanto não podem ser reciclados, o que os torna um tipo muito poluente", descreve a Fundação. Ela também inclui alguns tipos de plásticos de composição mista. Essa categoria inclui discos compactos (CDs) e embalagens de pasta de dente, por exemplo.

Como reduzir ao máximo o consumo desses produtos de uso únicoEscolher um item de plástico para descartar e planejar o que será necessário para nunca mais usá-lo é uma boa maneira de começar, sugere Agustina Besada, empreendedora social e exploradora da National Geographic, em um artigo publicado em 2022.

Além disso, o cofundador e diretor da Unplastify (uma empresa social que busca mudar a relação humana com o plástico) sugere optar por alternativas como comprar a granel, usar xampu sólido ou usar sacolas de pano reutilizáveis.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO