(64) 9 9989 9911

NO AR

Comando da Madrugada

Com Leandro Rueda

História

Ovos de chocolate e coelhos: a origem de algumas tradições da Páscoa

A Páscoa é acompanhada por costumes que podem ser explicados pelas raízes pagãs desta celebração.

Publicada em 28/03/24 às 16:53h - 19 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Na imagem, uma pysanka é um ovo de Páscoa ucraniano, decorado com ornamentos de desenhos folclóricos tradicionais usando um método de resistência à cera (batik). FOTO DE VLADIMIR KUD ENCICLOPÉDIA DE HISTÓRIA MUNDIAL, CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Páscoa, a principal festa da igreja católica, celebra a ressurreição de Jesus Cristo, o profeta do cristianismo, que no cânone bíblico ocorreu no terceiro dia após sua crucificação, como informa a Enciclopédia Britânica (plataforma de conhecimento e educação do Reino Unido). Mas além dos ritos religiosos, há ainda algumas tradições do paganismo que marcam a Páscoa.

Assim como outras datas religiosas, como o Natala Páscoa tem seus próprios costumes, "alguns dos quais têm pouco a ver com a celebração cristã da ressurreição, mas derivam de costumes populares", reconhece a Britannica. Isso inclui, por exemplo, a existência de ovos coloridos ou de chocolate, e a figura do coelhinho da Páscoa.

Essas são três tradições de Páscoa bastante comuns durante sua celebração e suas possíveis origens:

1. Ovos de Páscoa 

De acordo com a Britannicahá registros do século 13 que documentam o uso de ovos de Páscoa pintados e decorados. Embora a origem exata não seja conhecida, acredita-se que essa prática possa ter suas raízes no paganismo, reconhece a Enciclopédia Católica. 

De acordo com essa fonte religiosa, o consumo de ovos de animais era proibido durante a Quaresma (assim como o consumo de carne vermelha é evitado hoje em dia), de modo que o alimento voltava à mesa das pessoas somente no domingo de Páscoa.

Como as galinhas continuavam a botar ovos durante esse período, continua a Britannica, eles eram especialmente identificados como "ovos de Páscoa", o que levou à sua decoração. Na tradição ortodoxa, os ovos são frequentemente pintados de vermelho para simbolizar o sangue que Jesus derramou na cruz. 

Já de acordo com a World History Encyclopedia (WHE), plataforma que se dedica a fomentar o ensino de história pelo mundo, foram as comunidades ortodoxas que levaram o costume da decoração pelos Balcãs, na Europa, até a Rússia.

ovo se tornou, então, um símbolo de ressurreição e simboliza uma nova vida emergindo da casca, conclui a Britannica.

Uma família russa mantém essa tradição de decorar os ovos de Páscoa.Uma família russa mantém essa tradição de decorar os ovos de Páscoa.

FOTO DE GERD LUDWIG

2. Procurando ovos de Páscoa pela casa ou no jardim

Mas como os ovos especialmente decorados se tornaram o interesse de milhares de pessoas adotaram a tradição de procurá-los pela casa nos jardins? De acordo com a Encyclopaedia of World Historya ideia da caça aos ovos foi especialmente planejada para incluir as crianças.

No início do século 19 surgiram os primeiros ovos de chocolate com pequenos presentes em seu interiorO costume originou-se em países como Alemanha, Itália e França, de acordo com um artigo da National Geographic Espanha, e continua até hoje.

Entretanto, há antecedentes mais antigos. De acordo com a enciclopédia histórica, o primeiro registro de ovos de chocolate data da corte de Luís 14, na França, de 1643-1715.

A tradição transcende gerações e é um grande evento em muitos lugares. Nos Estados Unidos, por exemplo, a família presidencial organiza uma grande caça aos ovos de Páscoa no gramado da Casa Branca.

3. Encontrar os ovos deixados pelo coelhinho da Páscoa

Assim como outras tradições, a origem do coelho de Páscoa não é clara. É possível que o personagem do coelhinho tenha se originado na Alemanha e chegado nas Américas por causa de imigrantes protestantes. De qualquer forma, a figura desse doce animal foi vista pela primeira vez em 1682, descreve a plataforma de história.

O coelho é um símbolo pagão, mas também um emblema de fertilidade, diz a plataforma britânica. Portanto, a figura do animal poderia ser associada à da Virgem Maria, personagem sagrado na religião cristã.

"Na cultura moderna, esse personagem tem a mesma função do Papai Noel. Ele recompensa as boas crianças deixando-lhes uma cesta cheia na manhã de Páscoa. E, como no Natal, esse é um evento importante para se reunir com familiares e amigos", conclui a enciclopédia histórica.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO