(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

História

Quem foi Margaret Thatcher?

Formada em química, a inglesa conhecida como a \"Dama de Ferro\" se aposentou em 2002, após deixar uma assinatura pessoal durante seus mais de 40 anos de carreira na política.

Publicada em 03/04/24 às 18:31h - 320 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Thatcher se envolveu na política desde muito jovem, mas antes de ser primeira-ministra estudou Química na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Na foto, a primeira-ministra acena para seus apoiadores. FOTO DE JAMES L. STANFIELD  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Margaret Thatcher (1925-2013), conhecida como a "Dama de Ferro", foi primeira-ministra do Reino Unido, e a primeira mulher a ocupar esse cargo em seu país, de acordo com o site oficial do governo britânico.

Ela também foi a única primeira-ministra britânica do século 20 a conquistar três mandatos consecutivos (governou de 1979 a 1990) e, na época de sua renúncia era a primeira-ministra que mais tempo ficou no cargo desde 1827, como explica a Encyclopaedia Britannica (uma plataforma de dados online).

Margaret Thatcher trabalhou como química antes de se tornar primeira-ministra

Antes de entrar oficialmente para o meio político, Thatcher estudou química na Universidade de Oxford, na Inglaterra. Durante o curso, participou ativamente das movimentações políticas universitárias e se tornou uma das primeiras presidentes da Oxford Conservative Association, uma associação estudantil formada por jovens de viés conservador.

Após se formar, em 1947, ela trabalhou por quatro anos como química em pesquisas. Um artigo da National Geographic Estados Unidos lembra que, como cientista de alimentos, Thatcher desenvolveu aditivos para sorvetes e ajudou a desenvolver o sorvete cremoso.

Em seu tempo livre, explica a Britannica, a futura política ainda estudava para se tornar advogada, área em que trabalhava desde 1954, se especializando em Direito tributário.

Margaret Thatcher é um ícone entre os políticos conservadores

Já na política, Margaret Thatcher foi eleita deputada pela bancada conservadora de Finchley, um bairro do norte de Londres, em 1959. Ela também ocupou cargos menores e tornou-se Secretária de Educação em 1970. Cinco anos depois, foi eleita líder do Partido Conservador britânico.

A partir daí, tornou-se primeira-ministra em 1979, quando o Partido Conservador venceu as eleições gerais. Em seus dois primeiros anos no cargo Margaret Thatcher foi bastante impopular, conta o site oficial do governo britânico

Na época, os índices de desemprego eram muito altos, mas a economia melhorou gradualmente, reforça o mesmo site. "Seu governo seguiu um programa radical de privatizações e desregulamentações, além de reformas sindicais, cortes de impostos e introdução de mecanismos de mercado em áreas como saúde e educação”, informa a mesma fonte, na seção dedicada a explicar a carreira de Margaret Thatcher. 

A primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, nos escritórios da ONU com o secretário-geral Javier Pérez ...A primeira-ministra do Reino Unido, Margaret Thatcher, nos escritórios da ONU com o secretário-geral Javier Pérez de Cuéllar, em 1982.

FOTO DE YUTAKA NAGATA UN PHOTO

Margaret Thatcher esteve envolvida em uma guerra

Thatcher era a primeira-ministra britânica na época da Guerra das Malvinas, um conflito ocorrido em 1982 entre a Grã-Bretanha e a Argentina. O objetivo era controlar o território das Ilhas Malvinas, também chamada de Ilhas  Falkland, explica a enciclopédia. 

Sob sua supervisão, o governo britânico respondeu à ofensiva e declarou uma zona de guerra de 320 quilômetros ao redor das ilhas.

Britannica esclarece que esse conflito foi um dos fatores (juntamente com as divisões internas do Partido Trabalhista) que restaurou a popularidade de Thatcher, ajudando-a a vencer as eleições gerais de 1983. Ela permaneceu como primeira-ministra até 1990. 

A "Dama de Ferro", como foi apelidada pela imprensa soviética, na época, por sua forte retórica anticomunista, continuou como deputada até a eleição de 1992, conta a Britannica. Posteriormente, foi elevada à Câmara dos Lordes, recebendo o título de Baronesa Thatcher de Kesteven, confirma o site do governo. 

Margaret Thatcher se aposentou da política em 2002, mantendo-se à frente de uma fundação criada por ela e dando palestras e conferências. A política morreu em 8 de abril de 2013, em Londres, após sofrer um derrame, segundo sua biografia no site oficial do governo britânico.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO