(64) 9 9989 9911

NO AR

Pediu Tocou da Manhã

Com Teo Moraes

Saúde

O que são alimentos antioxidantes?

Substâncias presentes em certos alimentos ajudam a bloquear danos às células do corpo e prevenir contra o envelhecimento. Saiba quais alimentos são antioxidantes.

Publicada em 16/11/23 às 10:07h - 40 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

O chocolate pode ser considerado antioxidante apenas no caso do feito com maior teor de cacau. Aqui, uma mesa de chocolates em exposição em Bayonne, França. FOTO DE BRIAN FINKE  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Quando o assunto é longevidade, muito se fala sobre alimentos com poderes antioxidantes – ou seja, capazes de atrasar ou bloquear certos tipos de danos às células do corpo humano. 

“Os alimentos antioxidantes são justamente aqueles ricos em substâncias que podem prevenir ou retardar alguns tipos de danos às células”, explica Edvânia Soares, nutricionista pós-graduada em Nutrição Clínica Esportiva e Vigilância Sanitária, e especialista em Nutrição Esportiva.  

Esses danos são causados principalmente por oxidantes conhecidos como radicais livres: “Moléculas produzidas quando o organismo decompõe alimentos ou quando uma pessoa está exposta a elementos como fumaça de cigarro ou radiação”, explica. 

Limões recém-colhidos aguardam sua distribuição: a vitamina C é importante e está em alimentos considerados antioxidantes. Limões recém-colhidos aguardam sua distribuição: a vitamina C é importante e está em alimentos considerados antioxidantes. 

FOTO DE MASSIMO BASSANO

Os alimentos que são antioxidantes

De acordo com a especialista, antioxidantes como as vitaminas C e E, além de flavonóides e carotenóides (pigmentos naturais presentes nas plantas), podem proteger e reparar células de danos causados pelos radicais livres. 

Na lista de alimentos antioxidantes estão aqueles que possuem vitamina C, por exemplo, como as frutas cítricas (laranja, limão, acerola, entre outras), e vegetais como o pepino. 

“Consumir esses alimentos podem resultar na prevenção de doenças como as cardíacas e o câncer, entre outras. Além disso, os antioxidantes desempenham um papel na manutenção do sistema imunológico e na prevenção do envelhecimento celular precoce”, informa a especialista.

Tomates à venda em uma barraca no mercado de vegetais de Brindisi, na Itália, que tem ...Tomates à venda em uma barraca no mercado de vegetais de Brindisi, na Itália, que tem mais de 200 anos.

Confira, abaixo, uma lista com alguns dos principais alimentos antioxidantes, segundo a nutricionista:

1. Frutas vermelhas: morangos, mirtilos, framboesas e goji berries são ricos em antioxidantes como vitamina C e flavonóides.

2. Frutas cítricas: laranjas, limões, limas e toranjas contêm altas quantidades de vitamina C, um poderoso antioxidante.

3. Vegetais de folhas verdes: espinafre, couve e outros vegetais folhosos são ricos em uma variedade de antioxidantes, incluindo betacaroteno e luteína.

4. Nozes e sementes: amêndoas, nozes, sementes de chia e linhaça possuem vitamina E e outros antioxidantes.

5. Chocolates amargos e cacau: rico em flavonóides, particularmente nos chocolates com maior teor de cacau.

6. Chás: o chá verde e o chá preto contêm catequinas, um tipo de antioxidante.

7. Legumes: feijões, especialmente pretos e vermelhos, têm uma grande quantidade de antioxidantes.

8. Especiarias e ervas: cúrcuma (com curcumina), canela, orégano, alecrim e gengibre são ricos em compostos antioxidantes.

9. Grãos Integrais: aveia e quinoa têm antioxidantes como o ácido ferúlico e a vitamina E.

10. Tomates: ricos em licopeno, especialmente quando cozidos ou processados, como no molho de tomate.

11. Beterraba: contém betaína e outros antioxidantes com propriedades anti-inflamatórias.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO