(64) 9 9989 9911

NO AR

Comando da Madrugada

Com Leandro Rueda

Saúde

Beterraba: veja 7 benefícios para a saúde

O vegetal é rico em vitaminas e tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que ajudam a prevenir diversas doenças

Publicada em 22/02/24 às 08:24h - 13 visualizações

por Kativa FM \\ CNN Brasil.


Compartilhe
 

Link da Notícia:

A beterraba é um vegetal com diversos nutrientes e propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias Dianazh/GettyImages  (Foto: Kativa FM \\ CNN Brasil.)
beterraba é um vegetal repleto de nutrientes importantes para a saúde. De cor vermelho-arroxeado, o ingrediente é conhecido por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de ser versátil na dieta: pode fazer parte da salada, ser consumido na forma de suco ou usado como corante natural em receitas diversas.

De acordo com a nutróloga Cinthia Gomes, médica do Instituto Nutrindo Ideais, a beterraba é rica em vitaminas do complexo Bvitamina C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Também é um vegetal fonte de fibras dietéticas, como pectina, celulose e hemicelulose.

“A beterraba pode atuar na redução da pressão arterial, além de ser um ótimo antioxidante natural, agindo contra o envelhecimento celular e auxiliando na redução do risco de diversas doenças crônicas”, afirma Cinthia.

Quer saber mais? A CNN, com ajuda de especialistas, listou 7 benefícios da beterraba para a saúde. Confira:

1. Pode atuar na redução do colesterol

“A beterraba, assim como todos os vegetais e alimentos ricos em fibras, é uma excelente aliada no combate ao colesterol alto. Isso porque as fibras têm efeito sobre o metabolismo interferindo na menor absorção de gorduras pelo organismo”, explica Ruth Pereira Costa Silva, nutricionista da Hapvida – Hospital Antônio Prudente Fortaleza.

Uma pesquisa mostrou que a fibra da polpa da beterraba possui propriedade hipolipemiante, ou seja, pode reduzir os colesterol LDL (ruim) devido às suas fibras alimentares.

2. Ajuda a fortalecer o sistema imunológico

A beterraba é um vegetal rico em vitamina C, nutriente importante para a manutenção e fortalecimento do sistema imunológico. Além disso, suas propriedades antioxidantes ajudam a fortificar as células de defesa do organismo.

3. Atua na redução da pressão alta

De acordo com Cinthia, a beterraba também pode atuar no controle da hipertensão, graças a um componente chamado nitrato. “Ele sofre reações e é reduzido a óxido nítrico, possibilitando, assim, a sua atuação benéfica relacionada a pressão arterial e melhora do fluxo sanguíneo”, explica a nutróloga.

Esse benefício está embasado em estudos e está associado ao efeito vasodilatador do óxido nítrico. “Esse composto promove a dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo do sangue e favorecendo o controle da pressão arterial”, completa Ruth.

4. Ajuda a emagrecer

O processo de emagrecimento não depende de um único ingrediente e, sim, de um conjunto de fatores como estilo de vida, exercícios físicos e alimentação equilibrada. Porém, a beterraba pode ser uma grande aliada nesse processo, já que é uma boa fonte de fibras alimentares.

“A sua ingestão proporciona sensação prolongada de saciedade, contribuindo para o controle do peso corporal”, afirma a nutricionista. Além disso, o vegetal contém baixo teor de calorias e, por isso, pode fazer parte de uma dieta focada no déficit calórico.

5. Previne a constipação

Justamente por ser rica em fibras, a beterraba também ajuda a regular o funcionamento do intestino e prevenir a constipação. As fibras vão ajudar a estimular os movimentos naturais do intestino, facilitando a evacuação.

6. Mantém os níveis de glicemia estáveis

De acordo com Ruth, as fibras presentes na beterraba também podem ajudar a manter os níveis de glicemia estáveis. Isso ajuda a controlar o diabetes ou a prevenir o desenvolvimento dessa doença crônica. Porém, vale lembrar que para obter esse benefício é importante manter uma alimentação equilibrada como um todo.

7. Aumenta o rendimento físico

A beterraba também é conhecida pelos seus benefícios no treino. Estudos têm demonstrado que o suco de beterraba pode ser uma excelente opção de pré-treino, pois aumenta a performance física.

“O nitrato inorgânico, presente na beterraba, promove a vasodilatação e pode melhorar o desempenho no exercício físico no que diz respeito à resistência cardiorrespiratória, função muscular e melhora do metabolismo aeróbico”, explica Cinthia.

Nesse sentido, a beterraba pode ser usada tanto para benefícios em treinos aeróbicos de alta intensidade, como corrida, ciclismo e natação, quanto em treinos de força, como na musculação.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO