(64) 9 9989 9911

NO AR

Planeta Rádio

Com Grace Kelly, Léo Carvalho

Saúde

Os cientistas finalmente estão estudando a saúde das mulheres: veja o que eles já descobriram

A saúde das mulheres é menos estudada, mas os pesquisadores estão finalmente começando a preencher essas lacunas – da menstruação à menopausa.

Publicada em 03/04/24 às 18:37h - 15 visualizações

por Kativa FM \\ National Geographic


Compartilhe
 

Link da Notícia:

Historicamente, as pesquisas na área de saúde têm ignorado as mulheres, especialmente as mulheres negras. Mas novas pesquisas estão finalmente produzindo percepções biológicas que estão levando a melhores diagnósticos e tratamentos para tudo, desde  (Foto: Kativa FM \\ National Geographic)

Ir ao médico pode ser frustrante quando se é mulher – e ainda mais se você for uma mulher negra. Isso ocorre porque as mulheres têm maior probabilidade de serem subdiagnosticadas com doenças que vão desde a endometriose até a esquizofrenia e o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade).

Nos Estados Unidos, as mulheres negras têm quase três vezes mais chances de morrer de complicações relacionadas à gravidez do que as mulheres brancas ou hispânicas. E, de alguma forma, os cientistas ainda não sabem bem por que tantas mulheres têm dificuldade para amamentar.

Nada disso é novo. Há muito tempo sabemos que as preocupações com a saúde das mulheres são descartadas com mais frequência e menos estudadas. Mas a boa notícia é que os pesquisadores estão começando a preencher essas lacunas. Suas pesquisas estão produzindo novos insights biológicos que levam a melhores diagnósticos e tratamentos mais direcionados, desde a menstruação até a menopausa.

Aqui está uma olhada em apenas algumas dessas descobertas científicas que a National Geographic nos últimos anos.

1. Mulheres e meninas tendem a apresentar TDAH de forma diferente

Por muito tempo, os cientistas consideraram TDAH "quase exclusivamente como um transtorno de meninos", escreveu Kaelyn Lynch em uma matéria de janeiro de 2024 da National Geographic dos Estados Unidos sobre o aumento sem precedentes de diagnósticos de TDAH entre mulheres – que, segundo ela, quase dobrou de 2020 a 2022.

O que está por trás dessa grande mudança? Os especialistas dizem que ela está ligada, em parte, à forma como o TDAH geralmente se manifesta em mulheres e meninas. Embora o TDAH seja normalmente associado à hiperatividade, há também um tipo chamado TDAH desatento, que, segundo Kaelyn, é "caracterizado por desorganização, esquecimento e dificuldades para iniciar e permanecer na tarefa".

Meninas e mulheres tendem a ter TDAH desatento e seus sintomas têm maior probabilidade de serem confundidos com dificuldades emocionais ou de aprendizado – se é que alguém os percebe. 

"É mais provável que elas sejam vistas como sonhadoras acordadas ou perdidas nas nuvens", disse Julia Schechter, codiretora do Centro para Mulheres e Meninas com TDAH da Duke University, nos Estados Unidos. "Seus sintomas são igualmente prejudiciais, mas podem passar despercebidos." As consequências, escreve Kaelyn, podem ser graves.

2. Seu ciclo menstrual pode remodelar seu cérebro

Apenas cerca de metade de um por cento das pesquisas de imagens cerebrais é feita com mulheres – e isso é um problema real, escreve Sanjay Mishra. Essa disparidade é a razão pela qual só agora estamos aprendendo como a menstruação remodela o cérebro.

É isso mesmo. Remodela. O. Cérebro. Como Sanjay relatou, estudos emergentes mostram que o ciclo menstrual mensal "remodela drasticamente as regiões do cérebro que governam as emoções, a memória, o comportamento e a eficiência da transferência de memória".

É importante observar que esses estudos não provam que essas mudanças estejam relacionadas à montanha-russa de emoções que algumas mulheres experimentam durante a menstruação. Mas os especialistas dizem que isso destaca a necessidade urgente de mais pesquisas em neurociência com mulheres, que têm maior probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer e a depressão.

"Está mais do que na hora de tornar o cérebro o foco principal da saúde da mulher", disse Julia Sacher, psiquiatra e neurocientista do Instituto Max Planck de Ciências Cognitivas e Cerebrais Humanas em Leipzig, Alemanha, que liderou um dos estudos.

3. Uma náusea grave pode não ser apenas um "enjoo matinal"

A maioria das pessoas tem enjoo matinal durante a gravidez – então não é nada demais, certo? Bem, essa percepção pode estar impedindo as pessoas de receberem tratamento para uma condição grave chamada hiperêmese gravídica (HG). Como Sam Jones escreveu em janeiro de 2024, essa condição afeta cerca de 2% das gestantes e é "caracterizada por náuseas e vômitos graves e persistentes que podem ser fatais".

Embora esses sintomas possam ser debilitantes, médicos e pesquisadores disseram a Sam que testemunharam seus colegas descartarem a HG como "histeria". Portanto, não é de surpreender que a pesquisa sobre como tratá-la seja subfinanciada.

No entanto, essa pesquisa está acontecendo lentamente. Nos últimos anos, estudos identificaram um hormônio específico ligado à HG e até mesmo desvendaram exatamente como esse hormônio causa a condição. Essas descobertas podem finalmente gerar novos tratamentos – se os médicos souberem prescrevê-los.

4. Finalmente há novas ferramentas para salvar vidas durante o parto

Cerca de 800 pessoas morrem todos os dias em todo o mundo devido a complicações na gravidez e no parto, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo nos Estados Unidos, as taxas de mortalidade materna estão aumentando, principalmente entre as mulheres negras. Mas há esperança: pesquisas de ponta estão nos dando ferramentas para prevenir as principais causas de mortalidade materna, incluindo pré-eclâmpsiaanemia e sepse.

Conforme relatado por Rachel Fairbank em julho de 2023, a U.S. Food and Drug Administration aprovou o primeiro exame de sangue que pode prever quais pacientes correm o risco de desenvolver pré-eclâmpsia (uma condição em que a pressão alta restringe o fluxo sanguíneo de forma tão grave que pode causar falência de órgãos e morte). A pré-eclâmpsia é difícil de diagnosticar porque se parece com muitos outros distúrbios comuns durante a gravidez, escreve Rachel – portanto, esse novo exame pode realmente fazer a diferença.

Os pesquisadores também descobriram uma solução surpreendentemente simples para a anemia, que pode causar sangramento intenso durante o parto: ferro administrado por via intravenosa. Embora esse problema tenha sido tradicionalmente tratado com suplementos orais de ferro, os pesquisadores demonstraram que um gotejamento intravenoso de 15 minutos fornece o equivalente a quatro comprimidos por dia durante quatro semanas.

Por fim, há muito tempo os médicos administram o antibiótico azitromicina durante as cesarianas para reduzir as infecções que podem levar à sepse. Mas estudos clínicos demonstraram recentemente que a administração de uma única dose do medicamento durante um parto vaginal também pode reduzir em um terço o risco de sepse pós-parto.

5. A síndrome do ombro congelado é real

síndrome do ombro congelado é basicamente o que parece: uma condição em que o tecido conjuntivo dos ombros fica inflamado a ponto de você não conseguir se mover. Essa condição dolorosa pode durar anos, mas ainda não é bem compreendida – talvez porque 3/4 das pessoas que sofrem com ela sejam do sexo feminino, escreveu Erin Blakemore.

menopausa parece ser um fator. Como relata Erin, os pesquisadores estão investigando se a dor nas articulações que cerca de 50% das mulheres sentem durante a menopausa pode estar ligada à queda de estrogênio no corpo. Um estudo recente sugere que as pessoas que se submetem à terapia hormonal para aumentar os níveis de estrogênio têm menos probabilidade de serem diagnosticadas com a síndrome do ombro congelado.

Essa pesquisa ainda está nos estágios iniciais, adverte Erin. Mas "é uma primeira incursão em um lugar onde poucos pesquisadores já estiveram antes". E para aquelas que estão se aproximando (ou vivenciando) a menopausa, ela não pode chegar tão cedo".

6. A cura para as ondas de calor pode finalmente estar ao alcance das mulheres

Ainda mais empolgante é que os pesquisadores finalmente descobriram como a queda dos níveis de estrogênio durante a menopausa causa ondas de calor, informou Meryl Davids Landau.

Até 80% das mulheres apresentam esse sintoma debilitante, escreveu ela, "muitas vezes acompanhado de sudoresepalpitações cardíacas, tontura, fadiga e/ou ansiedade". As ondas de calor, que são particularmente pronunciadas em pessoas negras e indígenas, ocorrem várias vezes ao dia e podem ocorrer em média por quatro anos.

Pesquisas recentes mostraram que a queda no estrogênio afeta um feixe específico de neurônios – no hipotálamo do cérebro – que regula a temperatura, fazendo com que eles disparem de forma inadequada. Agora as empresas estão testando medicamentos que bloqueariam esses neurônios e acabariam com as ondas de calor de uma vez por todas.

Esse desenvolvimento de medicamentos já deveria ter sido feito há muito tempo, disse Genevieve Neal-Perry, presidente do departamento de obstetrícia e ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade da Carolina do Norte, a Meryl: como quase todas as mulheres que chegam à meia-idade têm ondas de calor, ela disse, "o fato de não termos entendido a biologia das ondas de calor até a última década é bastante surpreendente".




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








.

ESTA RÁDIO É SUA

(64) 3631- 1392

Copyright (c) 2024 - Kativa FM \"Essa Rádio é Sua\" - Jataí - GO